“Bullying” no ambiente escolar

0comentário

Nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, a partir das 15h, o Projeto de Lei de Combate ao Bullying Escolar será apresentado em audiência pública na Assembleia Legislativa do Maranhão. Todos estão convidados a participar desse momento, de discussão sobre como prevenir e combater a violência nas escolas do Maranhão, com ênfase nos comportamentos repetitivos e agressivos (de uso da força física ou apenas de ameaça, opressão e/ou intimidação), que têm feito muitas vítimas, causando traumas e prejuizos tanto físico quanto psicológicos.

O Bullying é um fenômeno mundial e que tem recebido atenção especial da mídia brasileira este ano, depois do lançamento nacional da pesquisa inédita “Bullying no Ambiente Escolar”, que traça um panorama geral do fenômeno no Brasil, identificando vítimas e agressores, faixa etária mais vulnerável, incidência por ano/série, etc (www.plan.org.br e www.aprendersemmedo.org.br). A pesquisa foi uma iniciativa da ONG Plan Brasil que está desenvolvendo um projeto piloto de combate ao Bullying em oito escolas do estado do Maranhão – São Luís, São José de Ribamar, Codó e Timbiras.

Ainda ontem, dia 30, um Projeto de Lei de Combate ao Bullying foi discutido em audiência pública na cidade de Timbiras, com a presença de representantes das secretarias de Assistência Social e Educação daquele município, do Conselho Tutelar da cidade, e de vereadores.

A aprovação de um Projeto de Lei Estadual de Combate ao Bullying vai ajudar a prevenir e combater a violência nas escolas. Mais informações no site www.plan.org.br.

Bullying

O Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully – tirano ou valentão) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz (es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Sem comentário para "“Bullying” no ambiente escolar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS