Filhos do Mangue

1comentário

Gostei bastante do especial na Globo News, no último dia 14, enfatizando os herdeiros do movimento Manguebeat, surgido em Recife, no início dos anos 90, fez escola. O Manifesto “Caranguejo com Cérebro” (Nação Zumbi e Fred Zero Quatro) fez a cena musical tremer em Pernambuco e mundo afora. Chico Science foi um dos precursores de uma nova ordem musical brasileira, conceituada por muitos como um Pós-Tropicalismo, que influenciou novas bandas e segue conquistando admiradores.

E para falar sobre o Manguebeat que tinha uma antena parabólica enfiada na lama e flertava musicalmente com o rock, rap, maracatu, coco, ciranda, funk e hip hop, especialistas e artistas da música mapearam as raízes e os rumos do movimento no Brasil

O programa foi procurar quem são os herdeiros do movimento manguebeat, ou seja, quem continua olhando a semente plantada por “mangueboys e manguegirls”. Foram ouvidos críticos, produtores e músicos da cena musical pernambucana que bebem na fonte do movimento e do manifesto “Caranguejo com Cérebro”. Um som de fazer a cena musical tremer em Pernambuco e no mundo.

O movimento surgido no início dos anos 90 e que teve Chico Science como um dos precursores influencia novas banda (Mombojó, Siba e a Fuloresta, Sheik Tosado, Volver, A Banda de Joseph Tourton (segunda geração ), artistas solo (a cantora Isaar, Karina Buhr) s e segue com uma legião de adeptos.

Reflexão: São Luís terra de mangue, do bumba meu boi, tambor de crioula, entre outras riquezas culturais, mas o que se tem divulgado lá fora da música feita por maranhenses não passa de casos isolados. O que acontece que não conseguimos criar um movimento, um manifesto coletivo, uma cadeia produtiva inteligente, independente e consistente que possa colocar a cena local no Mapa-Mundi ?

Fonte: Globonews

1 comentário para "Filhos do Mangue"


  1. Patricia Carla

    Quem sabe conseguiremos esse feito quando os artistas maranhenses deixarem de fazer uma música popular maranhense (MPM) e produzirem uma música brasileira feita no Maranhão. Temos que nos integrar ao cenário nacional com o nosso diferencial e não nos isolarmos nele. Zeca Baleiro, Criolina e alguns poucos são bons exemplos a serem seguidos…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS