Manhãs de Setembro

0comentário

Quem não se lembra de “Manhãs de Setembro“, na voz de Vanusa, a deusa e figura marcante na Jovem da Guarda, que vacilou, recentemente, pisando na bola ao executar o hino nacional. O jornalista Zeca Camargo destacou a canção, a cantora em seu blog e desafiou quem gostaria de uma parceria musical com Vanusa.

Conta o jornalista que teve de acordar bem cedo para pegar voo, respectivamente, para São Paulo e Curitiba. E, com efeito, sempre a caminho de um aeroporto, antes mesmo de o relógio dar 6h, escutava no rádio dos táxi que o levava o “imortal” refrão: “Eu quero sair, eu quero cantar, eu quero ensinar o vizinho a cantar”… E me perguntei se seria apenas uma coincidência ou, como sugeri acima, um ritual… Veio a constatação de que ele não ouvia a canção por inteiro há algumas décadas e começou a cantarolar interiormente.

– Peguei-me cantando (mentalmente, para não intimidar o motorista que me levava) “Manhãs de setembro” inteirinha! A música provavelmente, estava impregnada no meu “hard disk”… E não sem motivo. É uma letra bonita – se você descontar o verso “fui eu que num esforço se guardou na indiferença” –, composta pela própria Vanusa. E tem uma melodia, se não sofisticada, no mínimo elaborada – e minha justificativa para isso é a truncada passagem dos versos iniciais para o coro – comentou.

Além de “Manhãs de Setembro”, entre as revistas que estavam na mala de mão de Camargo, para ajudá-lo a enfrentar as horas dentro do avião, ele tinha a “Entertainment Weekly”, com data de publicação de 3 de setembro. Na capa, uma bizarra competição na qual o leitores da “EW” escolhiam a “criatura” mais sexy entre os personagens de fantasia da história recente do cinema e da TV (não vou contar quem ganhou, mas se quiser pode conferir aqui. Mas o que interessou mesmo o jornalista foi uma outra lista que eles publicaram, com os duetos mais surpreendentes (leia-se “improváveis”) da música pop!

– O que inspirou tal seleção foi a “quentíssima” e inesperada colaboração entre o rapper (e produtor) mega bem sucedido Kanye West e o fenomenalmente popular Justin Bieber. A música que eles fizeram juntos, “Runaway love” já circula freneticamente aqui mesmo na internet – e se você não estava sabendo e precisa de alguns minutos para se recuperar do susto, não tem problema. Respire, e siga comigo, pois a proposta de hoje é interessante – brincou.

No maravilhoso mundo do pop, tudo é possível – e a lista da “Entertaiment Weekly” é prova disso. Disse ele não gostar exatamente de todas as músicas que eles escolheram, mas há momentos inegavelmente preciosos – para não dizer “clássicos” – Cita a parceria do Run D.M.C. com o Aerosmith, que, segundo ele, conseguiu reinventar (e, diria, até melhorar) a faixa “Walk this way”; ou a arrebatadora combinação entre Afrika Bambaataa e John Lydon (ex Sex Pistols) na sensacional “World destruction”; o então homofóbico Eminem cantando “Stan” com Elton John no Grammy de 2001 foi lembrado (é o número um da lista!), bem como um das faixas dele favoritas, ou seja, Pet Shop Boys, com “What have I done to deserve this?”, gravada com Dusty Springfield; Blink-182 com Robert Smith (The Cure), KLF com Tammy Wynette, U2 e Luciano Pavarotti – e mais um punhado de encontros – reforçam a tese de que, quando um artista decide vencer preconceitos e arriscar, o resultado só pode ser bom!

Para Zeca Camargo, mesmo no pop brasileiro, que ainda é tímido nessas misturas, quando dá certo, dá muito certo. Só para lembrar algumas, a primeira parceria que veio à cabeça dele é a de Ana Carolina com Seu Jorge – não exatamente artistas que foram feitos um para o outro, mas que funcionaram muito bem juntos (e como!).

– Há poucos dias vi Maria Gadu e Caetano Veloso juntos no palco do prêmio Multishow – ambos artistas “de fina estampa”, ainda que de padrões diferentes, mas que se encaixaram com perfeição. Lembra-se da boa surpresa que foi ver Marisa Monte cantando com a velha guarda da Portela – questionou.

– E que tal o Sepultura tocando para Zé Ramalho cantar (“A dança das borboletas”) – o mesmo Zé Ramalho que, quando o “Fantástico”, programa em que trabalho, comemorou suas 1.500 edições em 2002, cantou com os Raimundos o sucesso de Raul Seixas, “Metamorfose ambulante” (foram vários encontros inusitados, inclusive o meu favorito: Sandra de Sá e Jota Quest homenageando Tim Maia… mas eu divago…). Até colaborações “internacionais” acabam ficando interessantes, como as recentes entre Negra Li e Akron (“Beautiful”), Vanessa da Mata e Bem Harper (“Boa sore/Good luck”), e Wanessa e Ja Rule (“Fly”) – sugeriu.

Com tantas possibilidades, Zeca Camargo resolveu perguntar: por que ninguém ainda convidou Vanusa para uma dessas parcerias inesperadas?

– Com aquela voz poderosa – certamente mais poderosa que sua memória! –, como ninguém ainda pensou em chamá-la para trabalhar junto? Onde está Marcelo D2 quando mais precisamos dele? (Eu sei, o que ele fez pela cantora Cláudia em “Desabafo” ficou mais na área do “sampler” – mas por que não cutucar o genial D2 para ele pensar em uma colaboração “de facto”?) – convocou.

Assim, num inocente exercício de imaginação pop, ele jogou a pergunta para o internauta: na sua opinião, quem faria uma boa dupla com Vanusa?

– Pode viajar! Aliás, quando mais inusitada a parceria, melhor! “Se calhar” (como se diz “no Portugal”), pode até sugerir a música também… Só para começar, em bem que queria acordar de madrugada daqui a um ano e, a caminho de um aeroporto qualquer, ouvir Pitty cantando “Manhãs de setembro” com ela – tudo produzido por Karina Buhr (que ainda emprestaria seu lindo sotaque aos vocais do refrão, é claro). E se quiser continuar na brincadeira, aproveite e me ajude a lembrar também de outros duetos (nacionais e estrangeiros) surpreendentes da música pop – eu certamente deixei muita gente legal de fora neste “breve” post… – ressaltou.

As respostas vieram em diversos tons:

Que tal Vanusa e Mallu Magalhães cantando “Lança Perfume”. Uma parceria que é imperdível é o da Grace Jones e Pavarotti. (http://www.youtube.com/watch?v=Ei1Sl7RAmzw)

João Rafael:

Bom, primeiramente adorei o post, e como dica de parceria porque não Mano Brown (Racionais Mc’s) e Vanusa cantando Jorge Ben… ou Elis Regina aposto que seria a mais tocada na Bilboard e ainda deixo mais algumas sugestões:
– Leilah Moreno e Charlie Brown Jr
– Marisa Monte e Seu jorge
– Negra Li e o Rappa

Enfim, acredito que a lista seja interminavel, pois temos ótimos artistas, acredito que o problema estaja na mão dos produtores, que preferem o comercial ao artístico.

Mas quem sabe no seu próximo vôo já tenhamos uma boa notícia..

Até mais..

Bruno Brilhante

Uma boa combinação acredito que bem legal é Vanusa (com seu vozeirão), Rocicleia (humor) e o FALCÂO. ( a sua irreverência) o que você acha? abraço

Audierli

Vanusa e lady gaga….
Vanusa e maria betania

Luisa

Acho que Vanusa e Beto Guedes fariam uma ótima dupla. Vanusa canta a primevera com manhãs de Setembro e Beto Guedes com Sol de Primavera e os dois em suas apresentações esquecem, erram a letra e desafinam.

Renato Reis

Um “cantor” que poderia fazer uma dupla maravilhosa com a Vanusa, seria o “roqueiro” Serguey, muito mais famoso pelo seu “affair” com a Janis Joplin do que por qualquer música que tenha composto ou cantado…

Fica a sugestão… só não gostaria de estar presente, na hora da “performance”, rsrsrs….

Jorge Alberto

E você aí…

Sem comentário para "Manhãs de Setembro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS