O Rei do Futebol é Negro…

0comentário

Não é todo cidadão no mundo que conhece a identidade Edson Arantes do Nascimento, mas a entidade Pelé o mundo inteiro sabe quem é. Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações (MG). Lá, era chamado de “Dico”. Ele mesmo diz que o Edson nasceu em Três Corações, mas o Pelé nasceu em Bauru, interior paulista, e brilhou nos gramados do mundo inteiro, e virou uma marca.

Como dizia o músico nordestino Jackson do Pandeiro: “Quem é aquele moço com a bola no pé. É o rei Pelé”. A habilidade nos pés, os dribles desconcertantes e o faro de gol lhe deu dinheiro e fama. E o que nos resta dizer que o cidadão do mundo no futebol é negro. O rei do futebol é negro. O atleta do século negro. O negro, que no Brasil, ainda, não é levado a sério. É visto por políticas públicas assistencialista de governo, por discursos demagógicos e de ações afimativas de cotas, disto ou daquilo. É a tal dívida histórica de quem chegou ao Brasil na condição de escravo e que, na verdade, só contribuiu para o desenvolvimento do País.

Não nos cabe aqui ficar chorando o leite derramado. A história está aí para dizer que o Brasil tem Pelé, o cidadão que faz música, já virou música, e é negro. O cara, que completa 70 anos neste sábado, se tornou o investimento mais bem sucedido da história do futebol nacional.

Pelé [ele] é negro. Se é assumido ou não, a cor da pele não esconde. E mais, é uma referência para todos nós que acreditamos que o caminho para se chegar a algum lugar não é “segregando”, discutindo como se tivesse perdido o bonde da história ou vivendo em “guetos”, mas sim, transitando com o mundo e as suas diferenças. Afinal de contas, antes da questão da pele, somos ou não seres humanos ?

Sem comentário para "O Rei do Futebol é Negro…"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS