Reverência

0comentário

O bailarino Reynaldo Faray será reverenciado na 4ª Feira do Livro de São Luís, que ocorre entre os dias 12 e 21 de novembro, na Praça Maria Aragão, no centro da cidade. O teatrólogo Aldo Leite ministrará palestra, no Espaço Café Literário, incursionando sobre a história de Faray com o balé e o teatro no Maranhão.

Aldo Leite e Reynaldo Faray trabalharam juntos em algumas oportunidades como ‘A Casa de Bernarda Alba’, de Francisco Garcia Lorca em 1986, que esteve sob a direção de Aldo e, cenário e figurino de Faray. 

Reynaldo Faray

Nascido em Cururupu (MA), Faray morou nos estados do Pará, Amapá e Rio de Janeiro onde estudou e aperfeiçoou seus conhecimentos em artes cênicas e balé clássico. Foi por volta do fim dos anos 50 que Reynaldo trouxe consigo a experiência de estudar junto ao corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e acompanhar algumas montagens do Teatro Brasileiro de Comédia.

Conhecido por sua renomada escola de balé clássico que levava seu nome, Reynaldo Faray foi responsável por trazer o estilo de dança para o Maranhão, tornando-se, em consequência disso, um nome importante da cultura do estado.

Para além do balé, Faray é também apontado como um dos fundadores do moderno teatro maranhense, sendo responsável por diversas inovações.


 Aldo Leite

É teatrólogo formado pela Faculdade de Teatro da Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), departamento de Artes. Sua peça mais famosa é “Tempo de Espera”, cujo texto é remontado até os dias atuais. Fundou e dirigiu diversos grupos de teatro, entre os quais, de alguns, ele participa até hoje.

Sem comentário para "Reverência"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS