Música & Ecologia

0comentário

A vila de pescadores de Jericoacoara ou Jeri, assim alcunhada por seus moradores e fiéis frequentadores, terá cinco dias de shows, workshops e “canjas”, com atrações imperdíveis, de graça.

O local, que fica no ponto mais setentrional da costa cearense, a 300 km de Fortaleza é uma APA (Área de Proteção Ambiental) situada no entorno do Parque Nacional de Jericoacoara. Seu acesso, por terra, só é possível utilizando-se veículos com tração nas quatro rodas, dada às condições da indefinida e mutante estrada de 20 km, entre dunas.

Com a expectativa de receber mais de 500 pessoas para o evento, medidas foram adotadas para garantir que o local não sofra impacto ambiental ou traga risco à população e aos seus muitos visitantes –na maioria estrangeiros.

“Haverá recipientes coletores para o lixo, banheiros químicos, ambulância e segurança suficiente para atender a todos”, garantiu José Osmar Fonteles, secretário de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, em entrevista à Folha, por telefone.

Idealizador e produtor do festival, o gaúcho Antonio Ivan Santos da Silva, 47, conhecido como “Capucho”, disse à Folha, que “não tem sentido cobrar da população por isso”. – A música deve ser servida de graça, em Jeri, já que estão nos emprestando sua beleza natural como palco. –

Por isso, não cobrará ingresso para nenhuma das atividades do evento orçado em R$ 448 mil para a sua realização.

O primeiro show será de Giuliano Eriston, 13, guitarrista, morador de Jeri, que despontou no evento passado ao participar de “canjas” que aconteceram nos bares, depois dos shows, ao lado de mestres como Arismar do Espírito Santo, Toninho Horta e o baixista Sisão Machado.

– Ele foi convidado a participar desta edição, como atração, por ser extremamente musical e ter atitude -, explicou o produtor.

No time de craques e com muito mais experiência, está o polivalente acordeonista e compositor francês Richard Galliano, 59, apaixonado pela música brasileira, jazz, Bach (1685- 1750) e Sivuca (1930-2006) de quem foi amigo. Galliano pede a quem for escutá-lo que faça silêncio.

– Meu show é solo. Preciso disso”, explicou, em entrevista à Folha, por telefone, de Ierevan, capital da Armênia, onde passou com sua turnê mundial. O músico prometeu interpretar algumas de suas composições como “Tango Pour Claude”, “New York Tango”, além de “Odeon”, de Ernesto Nazareth (1863-1934), “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992) e alguns standards de jazz escolhidos na hora.

“Canjas” musicais, nos bares e restaurantes da beira da praia, onde músicos se reúnem e tocam a vontade, estão garantidas no término dos shows.

Com um time de músicos virtuoses improvisando como este, impossível será recolher todas as notas musicais executadas, que devem ficar espalhadas pelas areias e arredores de Jeri, durante milênios. Estas jamais irão se decompor.

PROGRAMAÇÃO

Dia 30/11

Giuliano Eriston (CE) – 20h
Moderna Tradição (SP) – 21h.
Banda Mantiqueira (SP) – 23h

Dia 1/12

Trio Curupira (SP) – 21h
Manasses (CE) – 23h

Dia 2/12

Richard Galliano (França) – 21h
Rudy y Nini Flores com participação de Luiz Carlos Borges (Argentina/RS) – 23h

Dia 3/12

Dory Caymmi e Renato Braz (RJ/SP) – 21h
Joyce Moreno participação especial de Theo de Barros – 23h

Dia 4/12

Yamandú Costa (RS) – 21h
Hermeto Pascoal (AL) – 23h

OFICINAS/WORKSHOPS

Prática de Conjunto e Guitarra – Oficina com Arismar do Espírito Santo

Violão – Oficina com Maurício Carrilho

Violão – Oficina com Alessandro Penezzi

Piano – Oficina com André Marques

Composição – Oficina com Celso Viáfora

Sax – Oficina com Marcelo Bernardes

Panorama da MPB – Oficina com Pedro Aragão

Flauta – Oficina com Toninho Carrasqueira

Percussão – Oficina com Cleber Almeida

Bateria – Oficina com Márcio Bahia

Deu no Uol

Sem comentário para "Música & Ecologia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS