Aos Desavisados

0comentário

As obras do Cais do Sertão – Memorial Luiz Gonzaga foram anunciadas nesta terça-feira (28), pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, além da cessão de uso gratuito de um terreno para a Associação Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque.

Quanto ao Memorial Luiz Gonzaga será um museu federal, multiuso e de alta tecnologia, que vai expor um rico acervo sobre a vida do sertanejo nordestino. Conhecido como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga foi um dos maiores compositores populares do país.

A obra será dividida em duas etapas: a primeira está prevista para o final de 2011 e a obra completa para 2012, ano do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. De acordo com o Ministério da Cultura (MinC), as obras vão gerar 250 empregos diretos e, com o museu pronto, 60 pessoas serão contratadas para atender a um público previsto de 9 mil pessoas por mês. O valor total do empreendimento é de R$ 23,5 milhões sendo R$ 18,8 milhões do governo federal, por meio do Fundo Nacional da Cultura.

Equivocados – Para os paulistanos e outros brasileiros intolerantes e preconceituosos, essa é a maior demonstração que o Nordeste é rico culturalmente. E que não temos apenas Luiz Gonzaga, mas também Jackson do Pandeiro, João do Vale, Rita Ribeiro, Alcione, Zeca Baleiro,  Alceu Valença, Chico Science, Lenine, Otto, Fred Zero 04, Antônio Nóbrega, Patativa do Assaré, Chico Anysio, Tom Zé, Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Gilberto, Maria Bethânia, Gal Costa, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Castro Alves, José de Alençar, Gonçalves Dias, Lia de Itamaracá, Dona Canô, Mãe Menininha do Gantois, Irmã Dulce, Acarajé, Arroz de Cuxá, Arroz de Toucinho, Vatapá, Caruru, Caranguejada, Bacalhau do Batata, Tambor de Crioula, Bumba Meu Boi, Ciranda de Roda, Côco, Mangue Beat, Tropicália, e tantas outros movimentos, manifestações culturais, pratos típicos e celebridades no universo das artes e costumes na região.

Antisegregação – Portanto, a homenagem da Academicos do Tucuruvi, no desfile do sambódromo paulista no Carnaval de 2011, ao povo nordestino é justíssima. Aos paulistanos desavisados, esquecem que assim como os japoneses, italianos, chineses, árabes, o Nordeste também tem contribuído na construção da história e do desenvolvimento dessa valiosa metrópole brasileira, mundana e mestiça.

No direito constitucional de ir e vir, São Paulo é de todos nós brasileiros. Segregar é sinônimo de intolerância e retrocesso. Não passa de uma atitude preconceituosa e grosseira e que merece o repúdio de todas as pessoas de bom senso. Não significa esse tipo de reação de uma minoria de pessoas amarguradas que manifesta a sua frustração com frases ácidas e sem efeitos.

Aos ignorantes resta é dizer que o carnaval é a festa do povo e da democracia. Vamos abrir alas para o samba enredo “Oxente, o Que Seria da Gente Sem Essa Gente ?”

Eis aí, uma bela interrogação e reflexão a ser feita aos que se acham dono de uma verdade absoluta, vítimas do isolamento caracterizado pelo preconceito e desconhecedores da autêntica História do Brasil.

Sem comentário para "Aos Desavisados"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS