Papo Reto

0comentário

O “Bullying: o que determina, reações e como prevenir”, foi o tema de abertura, no último domingo (24), do ciclo de debates no Plugado, na Mirante FM. Participaram os estudantes de comunicação Mauricio Silva, Nayara Garcêz, Gabrielle Duarte e Samara Duarte, que sabatinaram de forma saudável a pedagoga Georgina Maria, que durante duas horas não deixou ninguém, que se ligou no programa , sem resposta sobre o assunto.

Durante o bate papo, a professora Georgina disse que é difícil determinar o bullying. Na opinião dela, se os estudiosos tivessem uma certeza haveria um controle maior sobre o problema. “O que se tem são apenas observações de pessoas violentadas por outras e da definição do que é normal e anormal, do que é bom e ruim, do que presta e o que não presta.

Um outro detalhe importante destacado na fala da pedagoga dizem respeito a dois aspectos fundamentais para a violência instituida como Bullying. A primeira é a questão de que por trás de todo opressor existe um oprimido, ou seja, alguém que já sofreu algum tipo de violência descarrega a sua frustração oprimindo aquela pessoa a quem percebe fraqueza. O outro aspecto abordado pela pedagoga diz respeito a pessoas que internalizam e agregam valôres preconceituosos. Ela exemplifica preconceitos contra homossexuais, negros, religioso, culturais (hábitos, comportamento).

– As pessoas que não sabem conviver com as diferenças também colaboram, sim, com a disseminação desse comportamento violento, Se a gente não convive com as diferenças a gente não interage. Se a gente não interage a gente se isola. Se a gente se isola a gente também sofre. A gente perde em nome do preconceito a oportunidade de crescer, porque na relação social existe a interatividade do ensinar e aprender – explicou.

O “Papo Reto: o rádio como ferramenta de Responsabilidade Social”, prossegue neste domingo, (1º), no Plugado, na Mirante FM, a partir das sete da noite. O tema em discussão será “São Luís: uma cidade quase quatrocentona, história, tradição e desafios”. O que se quer é mostrar que o rádio está a serviço do senso comum, mas tem a finalidade de fazer refletir interagindo com o ouvinte e informando informalmente com responsabilidade. Enfim, pensar não dói.

Sem comentário para "Papo Reto"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS