E agora ?

0comentário

Entre os dias 1º e 3 de junho, ocorre o 4º Fórum de Jornalismo da Faculdade São Luís, com o tema: “Sou Jornalista. E agora ?”. O objetivo do Fórum é abrir caminho para um debate efetivo sobre a realidade do mercado de jornalismo, estimulando os participantes a se envolverem com o processo de formação do perfil esperado, por esse mercado, através do relato de experiências dos profissionais locais e nacionais.

A programação do evento inclui palestras, seguidas de debates, exibição de filmes, apresentação de trabalhos acadêmicos, além de oficinas variadas aos participantes.

Confirmada presença da jornalista e deputada estadual Eliziane Gama, na mesa “Mídia e Direitos Humanos”; do jornalista, colunista e escritor Xico Sá (Folha de São Paulo, Gazeta, GNT, etc); do apresentador da TV Senado, jornalista André Ricardo Martins, entre outros convidados.

Inscrições estão abertas a alunos da faculdade, de outras instituições de Ensino Superior, profissionais de comunicação e comunidade. Valor da inscrição (inscrição solidária) – 2kg de alimentos não perecíveis (a serem doados à Escola de Cegos e outras entidades cadastradas no curso de Comunicação Social) Local de inscrição: Faculdade São Luís, sala do Núcleo de Comunicação Social, 6º piso. Telefones de contato: 3214 6495 ou 3214 6473.  Confira a programação

Perfil
 
Xico Sá, jornalista e escritor, 47 anos, nasceu no Crato (região do Cariri, Ceará) e iniciou sua trajetória profissional no Recife, onde se formou em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Com 26 anos de jornalismo, trabalhou nos principais veículos do país e obteve vários prêmios por suas reportagens, entre eles o Prêmio Esso, Prêmio Folha de S.Paulo e Prêmio Abril.

Sá é colunista da Folha de S.Paulo e tem uma crônica publicada semanalmente nos jornais Diário de Pernambuco, Diário do Nordeste (Fortaleza) e O Tempo (Belo Horizonte). É colaborador de vários veículos como as revistas Trip, TPM e Rolling Stones. Faz parte também da equipe do programa “Cartão Verde”, da TV Cultura/SP.

Publicou os seguintes livros: “Modos de macho & Modinhas de fêmea” (Record, 3ª edição), “Divina Comédia da Fama” (Objetiva), “Nova Geografia da Fome” (livro-reportagem, Tempo d´Imagem, com fotografias de U. Dettmar),  “Catecismo de Devoções, Intimidades & Pornografias (Editora do Bispo), “Se um cão vadio aos pés de uma mulher-abismo (Fina Flor), “Caballeros Solitários Rumo ao Sol Poente” (Editora do Bispo) e “Tripa de Cadela & outras fábulas bêbadas” (Dulcinéia Catadora) entre outros.

Participou das seguintes antologias: “As melhores crônicas do século” (Objetiva)., “Boa Companhia – Crônicas (Companhia das Letras), “Cem Menores Contos do Século” (Ateliê Editorial), “Dentro de um livro” (contos, Casa da Palavra) ,“Blônicas, crônicas de blog” (Jabuticaba) .

Tem parcerias musicais com o grupo Mundo Livre S/A e fez parte da equipe de roteiristas do longa-metragem “Deserto Feliz” (2007), filme vencedor dos festivais de Gramado (2007) e de Guadalajara (México, 2008), dirigido por Paulo Caldas. Fez pontas como ator em “Crime delicado” (filme de Beto Brant, baseado no livro homônimo de Sérgio Sant’anna) e “O cheiro do ralo” (de Heitor Dhália, baseado no livro homônimo de Lourenço Mutarelli).

Escreve regularmente no blogue http://xicosa.folha.blog.uol.com.br/

Sem comentário para "E agora ?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS