O Pulso ainda pulsa

0comentário

Uma noite de terça-feira espetacular. Essa é a melhor tradução para o show de Arnaldo Antunes pelo MPB Petrobras, no Teatro Artur Azevedo, um projeto que mostra a [nós] ludovicenses a existência de uma cena musical além do Estreito dos Mosquitos acontecendo no Brasil e no mundo afora. E o que se viu foi a casa cheia, formatada por uma plateia ávida para fugir do lugar comum. Acabou encontrando como receita exata, a estética musical urbana e reinventiva do paulistano Arnaldo Antunes.

Antes, uma sacada bem pensada de ter o músico maranhense Glad para abrir o show. Emocionado em estar de volta ao palco do teatro Artur Azevedo, Glad agradeceu e mandou o seu recado com a singeleza de um artista que em momento algum esqueceu que o seu Porto Seguro é aqui. Em meio ao recital do poema “Traduzir-se”, do maranhense Ferreira Gullar, Glad interpretou músicas clássicas do cancioneiro maranhense registradas em seu mais recente trabalho “Canto de Lá”.

Maranhens[idade]

Acompanhado de Jayr Torres, ao violão, o músico viajou em um ‘revival à maranhense’, com destaques para, “Minha História”, de João do Vale, “De Cajari Pra Capital”, de Josias Sobrinho, “Oração Latina”, de César Teixeira, “Ponteira”, de Sérgio Habibe e se despediu do público com “Diverdade”, de Chico Maranhão, música interpretada por Diana Pequeno, em Festival promovido pela Rede Globo, lá pelos anos 80.

Reinvenção

Muita gente refere-se a Arnaldo Antunes como poeta concreto. De fato ele o é. Mas é mais do que isto: compositor, cantor, performático, artista plástico. Enfim, um multimídia a serviço da música. E assim fez o ex-Titã em retorno a São Luís, desta vez para cantar no palco do Teatro Artur Azevedo, e mostrar a sua trajetória solo acompanhado de apenas dois músicos: Chico Salem (violões) e Betão Aguiar (violões e guitarra).

Um encontro intimista, quente, pelo repertório, pela pegada, em que Arnaldo Antunes faz um apanhado de seu último álbum, “Ao Vivo Lá em Casa”, passeia pelo “Iê Iê Iê”, entre elas, a bela “Longe”, “A Casa é Sua”, “Invejoso” “Envelhecer” – até a ótima “Alegria”, do CD “Ninguém” Passeia ainda por “Fim do dia” (de “Um som”), “Debaixo d’água”, “Essa mulher” (ambas de “Paradeiro”) e “Consumado” (de “Saiba”).

Arnaldo Antunes interage com a plateia e administra o repertório cantando “Não Vou Me Adaptar”, uma clássica e dos bons tempos dos Titãs. Antunes  é o músico que tira do fundo do baú a Jovem Guarda para um disco de estúdio “Iê,  Iê, Iê”, grava disco e DVD literalmente caseiro,  reinventa o samba com riffs de guitarras distorcidas, o afoxé numa concepção tribalista [eunocêntrica], sem esquecer o olhar virgem que tem ele para o universo infantil, numa concepção em que o caráter lúdico de muitas canções adultas de Antunes também cativa bastante a criançada.

A audição com Arnaldo Antunes me fez acreditar que, mesmo diante da apologia feita mil e uma vezes ao senso comum se torne uma verdade absoluta nos tempos atuais, o “Pulso” [ do álbum Ô Blesq Blom dos Titãs] ainda pulsa’ para quem acredita no conteúdo como um agente transformador, criador de boas ideias para ajudar a compreender com mais lucidez e criticidade, quando necessário, o mundo no qual estamos inseridos.

Sem comentário para "O Pulso ainda pulsa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS