Ensaios Fechados

0comentário

Euforia e descontração marcaram a participação de alunos e professores da rede pública estadual de ensino nos ensaios do “3º Lençóis Jazz e Blues Festival – circuito São Luís”, na terça-feira (9), no Teatro Arthur Azevedo.

A presença dos alunos aos ensaios do evento é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com a organização do festival, para possibilitar o acesso de jovens e adolescentes das escolas da rede pública estadual à expressão artística musical.

Para o professor Joseilton Melônio do Centro de Ensino Sete de Setembro (São José de Ribamar) essa é uma experiência gratificante tanto para professores como para os alunos.

“O festival propiciou aos alunos conhecimento da manifestação artística e musical, que é o Jazz e Blues. A música é uma habilidade que deve ser desenvolvida em todas as escolas”, disse.

“O festival representou uma grande novidade para os alunos. Tanto na forma de tocar, no ritmo da música, quanto nos instrumentos utilizados pelos músicos”, observou aluna Rayane Cristine da Escola Sete de setembro.

Segundo Pedro Pereira dos Santos Filho, aluno do Liceu Maranhense, o festival representou uma nova forma de expressão e comunicação. “Gostei muito. É difícil o jovem de hoje ter acesso a esse tipo de música que, para mim, representa uma expressão cultural que nos leva a refletir sobre o lado positivo da vida”, avaliou o estudante.   

Para Ione Coelho, da equipe da Supervisão de Currículo da Seduc, a iniciativa faz parte da política de apoio à difusão cultural dentro das escolas públicas.

“Tenho certeza que os alunos saíram daqui satisfeitos. Conseguindo diferenciar a manifestação artística musical do Jazz e Blues de outros estilos. Também foi gratificante o encontro com os artistas e a observação de que é necessário muito ensaio para a apresentação de um festival de música”, destacou Ione.

O 3º “Lençóis Jazz e Blues Festival” realizou com cerca de 200 alunos das escolas públicas da capital e da Escola de Música Lilah Lisboa, um momento batizado de “Ensaios Fechados”, nos quais os estudantes puderam assistir aos ensaios de Mila Camões, Itamara Koorax e Victor Biglione e Cristina Braga e Trio.

Durante o ensaio, os artistas trabalharam com os estudantes três eixos da expressão artística musical: contextualização; apreciação e produção, como forma de incentivar o ensino da música nas escolas e sensibilização dos alunos para o conhecimento desta expressão artística.

O Projeto

O projeto Lençóis Jazz e Blues Festival foi idealizado em 2009, para oferecer entretenimento e, ao mesmo tempo, utilizar a música como instrumento de transformação social no município de Barreirinhas.
           
O festival iniciou na cidade de Barreirinhas e teve suas atividades ampliadas também para São Luís, com o “Lençóis Jazz e Blues Festival: Circuito São Luís”, respeitando o mesmo formato e os mesmos objetivos da edição em Barreirinhas.

Fonte: Assecom/Seduc

Sem comentário para "Ensaios Fechados"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS