Zeca Baleiro no Palco Sunset

0comentário

Mesmo sabendo que a maioria das pessoas que comprou ingressos para assistir o Rock In Rio foi pensando no ‘mainstream’ do Palco Mundo. È aceitável tal posicionamento, [tivemos bons shows como o do Red Hot Chilli Peppers, Slipknot, Mettallica, as novas Rihanna e Katy Perry] mas não se pode relegar a um papel de menor relevância, o Palco Sunset. E boa parte do público que foi na primeira fase do Rock In Rio entendeu a proposta e alguns acabaram priorizando os shows do Sunset argumentando que estavam diante de um oásis de criatividade e ousadia em forma de Jam Session.

Improvisos Inusitados – Assistindo pelo telão do canal Multishow, fiquei de cara com a genialidade de Mike Patton, vocalista do Faith No More. Ele subverteu as canções pop italiana da década de 60, celebrizada por Nico Fidenco, Gigliola Cinquetti e Gino Paoli, entre outras, para releituras vigorosas interpretadas ao universo particular do artista, acompanhado da Mondo Cane e da Orquestra de Heliópolis, que inclui em seu ‘cast’ jovens carentes paulistanos. E o legal, foi como a orquestra incorporou a ideia, soube interagir com a Mondo Cane e a interpretação de Patton.

Nessa comunhão de linguagens sonoras, destaque para o instigante passeio da cantora e contrabaixista Esperanza Spalding e Milton Nascimento, a simbiose entre os pernambucanos da Nação Zumbi e a paulistana Tulipa Ruiz e o Sepultura com os percuissionistas franceses do Tambour du Bronx.

Para quem achava que o Palco Sunset serviria apenas como base para os shows do Palco Mundo, teve que se curvar e perceber que esses encontros improváveis e paralelos podem originar um senhor festival.

Participação maranhense –  E a festa no Rock In Rio prossegue a partir desta quinta-feira (29), nos palcos Mundo e Sunset. E para quem chegar cedo no dia 1º de outubro, para assistir, a penúltima noite do festival, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, terá no Palco Mundo, Frejat, Skank, Maná, Maroon Five e Coldplay. E como uma boa opção no Sunset, o encontro entre o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro e o congolês Lokua Kanza.

Baleiro, que não é iniciante nesse palco do Rock In Rio, pois já esteve em Lisboa, no ano passado, em dueto com o cantor de “rock” português Jorge Palma, promete com seu jeito inquieto e ousado, instigar o músico africano,  que surpreende pelo refinamento e sofisticação musical, sendo considerado hoje um dos maiores astros da música africana.

Geração Coca-Cola – Uma das bandas mais importantes do rock brasileiro nunca passou pelo maior festival de música do país. Agora, o Rock In Rio tenta reparar a falha de nunca ter relacionado a Legião Urbana em sua programação escalando os remanescentes para um show especial. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá juntam-se à Orquestra Sinfônica Brasileira e convidados para abrir o segundo fim de semana do evento, que retorna à Cidade do Rock nesta quinta-feira (29).

Dado e Bonfá, respectivamente na guitarra e na bateria, serão auxiliados no palco por cinco convidados: Pitty, Rogério Flausino (Jota Quest), Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso), Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) e Tony Platão. Além da orquestra de 60 músicos, regida pelo maestro Roberto Minczuck, os músicos também terão apoio do uruguaio Mateo Moreno (baixo) e de Caio Fonseca (violão de aço).

O repertório de oito músicas será condensado em uma apresentação de 40 minutos. “A sinfônica vai entrar com um meddley de cinco minutos com temas instrumentais da Legião, terminando com ‘Geração Coca-Cola'”, revela Dado. E Bonfá adianta a programação: “A gente entra com ‘Tempo Perdido’. E depois tem ‘Teatro dos Vampiros’, que eu vou cantar, ‘Quase Sem Querer’, ‘Quando o Sol Bater Na Janela do Seu Quarto’, ‘Índios’, ‘Por Enquanto’, ‘Será’ e ‘Pais e Filhos’, acho que não nessa ordem”.

Em bate papo com jornalistas, Bonfá garantiu os arranjos originais das músicas foram mantidos. “A formação é basicamente de baixo, bateria e guitarra, mas com a orquestra tocando o que seria feito por teclados”, disse. “Ver suas músicas ganhando uma arranjo clássico quer dizer que existe uma relevância e um certo respeito pela sua obra”, acrescenta Dado, dizendo que ainda não se falou sobre uma possível turnê. “Não conversamos a respeito de fazer outros shows, mas teoricamente a orquestra já estaria pronta se acontecesse”.

Para Dado, “a ideia do show é se emocionar, é uma história muito bacana e uma homenagem ao Renato [Russo]”, disse ele sobre o ex-líder da Legião, que no mês que vem completa 15 anos de sua morte.

O concerto da Legião Urbana com a Orquestra Sinfônica Brasileira e convidados está previsto para começar às 19h de quinta-feira no palco principal do Rock In Rio. A programação segue com Janelle Monáe, Ke$ha, Jamiroquai e Stevie Wonder. O Palco Sunset receberá, a partir das 14h30, o encontro de Marcelo Jeneci e Curumin, Baile do Simonal com Diogo Nogueira e Davi Moraes, Afrika Bombaataa e Paula Lima e, por fim, a cantora Joss Stone.

Programação

Palco Mundo

29 de setembro de 2011

19h – Legião Urbana (participação especial da Orquestra Sinfônica Brasileira)

20h10 – Janelle Monáe

21h30 – Jamiroquai

22h50 – Ke$ha

00h20 – Stevie Wonder

30 de setembro de 2011

19h – Marcelo D2

20h10 – Jota Quest

21h30 – Ivete Sangalo

22h50 – Lenny Kravitz

00h20 – Shakira

1º de outubro de 2011

19h – Frejat

20h10 – Skank

21h30 – Maná

22h50 – Maroon 5

00h20 – Coldplay

2 de outubro de 2011

19h – Detonautas

19h50 – Pitty

21h – Evanescence

22h20 – System of a Down

00h20 – Guns N’ Roses

Palco Sunset

29 de setembro de 2011

14h40 – Marcelo Jeneci e Curumin

15h40 – Baile do Simonal e Diogo Nogueira + Davi Moraes

16h45 – Afrika Bambaataa e Paula Lima

18h – Joss Stone

30 de setembro de 2011

14h40 – Buraka Som Sistema e Mixhell

15h40 – João Donato e Céu

16h45 – Cidade Negra, Martinho da Vila e Emicida

18h– Monobloco e Macaco

1º de outubro de 2011 – Dia Rock Alternativo

14h40 – Cidadão Instigado e Júpiter Maçã

15h40 – Tiê e Jorge Drexler

16h45 – Zeca Baleiro e Lokua Kanza

18h – Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes

2 de outubro de 2011

14h40 – The Monomes e David Fonseca

15h40 – Mutantes e Tom Zé

16h45 – Titãs e Xutos & Pontapés

18h – Marcelo Camelo e The Growlers

Sem comentário para "Zeca Baleiro no Palco Sunset"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS