É o Bicho !

0comentário

Um CD demonstrativo com oito faixas do Bicho Terra invade a programação da Mirante FM. Em conversa com o site da emissora, o diretor da Cia., José Pereira Godão, disse que não foi possível o lançamento do CD com doze músicas tendo em vista uma série de imprevistos. Ele garantiu que o novo trabalho do Bicho Terra seja lançado este ano, como parte das comemorações dos 400 Anos de São Luís. O folião terá a oportunidade de curtir as novas, antigas e boas músicas do Bicho Terra nos diversos circuitos do carnaval maranhense.

“Vem Dançar”, de Godão e Brandão”, é a música recomendada como ‘single’ do disco a fazer barulho na folia. Godão garante que as outras faixas “Amado Coração”, Godão/Inácio; “Bicho Chiador”, Godão/Brandão; “Feliz no Baile”, Godão/Brandão; “Garota Pimenta”, Bulcão/Inácio; “Sebo de Carneiro”, Bulcão/Brandão, “Tabatinga”, Bulcão/Inácio; “Lençóis”, Bulcão, também são sinônimos de festa.

A exemplo de anos anteriores, este ano o Bicho Terra apresenta aos maranhenses um novo personagem. Trata-se do Bicho Maranhaguara, nascido da inspiração de Godão como forma de celebrar os 400 anos de São Luís. O personagem, que ganha hoje as ruas da cidade, representa os três povos que deram origem aos maranhenses.

– O europeu, o índio e o africano formaram nosso povo e o personagem remete a esta mistura e a nossa própria história, que não foi feita apenas de glórias ou de festa, mas de conflitos também – diz Godão. O personagem, segundo o diretor da Cia. Barrica, foi uma forma divertida e leve de tratar do tema da fundação da cidade.

Para Godão a receita básica do sucesso do Bicho Terra está na alegria, na proposta da diversidade carnavalesca adotada pela brincadeira, a estética, um time de cantores, compositores e brincantes que estão juntos há um bom tempo, além da criação do circuito de rua de São Luís, o qual somos pioneiros e que muito contribuiu para a revitalização do carnaval e valorização de nossas brincadeiras.

Marques de Sapucaí

A Cia. Barrica é um dos grupos de cultura popular que marcarão presença, ao lado dos bois de Morros, Axixá, Nina Rodrigues e Santa Fé, além de Maioba e Maracanã, na homenagem da Beija-Flor, na Marques de Sapucai, aos 400 anos da fundação da cidade de São Luís, com o samba enredo “São Luís – O Poema encantado do Maranhão”.

A Cia. Barrica vestirá a fantasia Vem brincar nesse arraiá. Composta por 60 integrantes, sendo 40 mulheres e 20 homens. Nesta mesma ala desfilarão Maioba, Maracanã, Santa Fé, Axixá, Morrros e Nina Rodrigues.

Passeio

De acordo com Godão, o Barrica fará, durante o desfile, um recorte das principais manifestações que têm seu ápice no período junino. Danças como cacuriá, tambor de crioula, quadrilha e outras manifestações serão retratadas pelos grupos, que, originalmente, fazem este recorte durante suas apresentações. “Vamos fazer um recorte dos bailados e dos diversos sotaques que se vê nos arraiais no mês de junho”, diz.

Sem comentário para "É o Bicho !"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS