Reverenciando São Luís…

0comentário

Entre as milhares de mulheres homenageadas no Dia Internacional delas destaco São Luís. Uma mulher que habito, cultuo e valorizo a sua beleza natural e aquitetônica, prestes a completar 400 anos, vivenciando entre o passado provinciano e efervescente culturalmente, e um presente movido pela tal da modernidade. Às vezes prefiro a São Luís do passado [que não está morto], pois foi nessa viagem ao túnel do tempo que essa ilha recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco.

Já, o presente da cidade me incomoda, pois sinto o desenvolvimento chegando com grandes empreendimentos, inchaço populacional, especulação imobiliária e trânsito caótico. Lógico, as mudanças são naturais e necessárias, mas não podemos deixar para trás uma espetacular história conquistada ao longo do tempo em troca de um cosmopolitismo com sensação subterrânea, quando não concretizado de maneira consciente e responsável.

A nova São Luís é viável, mas a São Luís dos bondinhos, da poesia, romântica, dos mirantes, telhados, sobradões e da  Louvação de Bandeira Tribuzzi, também é viável e precisa ser preservada. É por isso que devemos levantar a bandeira em defesa do Centro Histórico, [que agrega a Praia Grande, um dos cartões postais da diversão da cidade] e do todo patrimônio existente aqui.

Devemos nesses 400 anos discutir questões de mobilidade e estética urbana, perfil populacional, a diversidade cultural, entre outros assuntos relevantes ao processo de mudança do Globo, mas que jamais podemos fazer vista grossa e ter consciência que o nosso destino não está em Nova York ou Milão, mas sim em lutar por uma São Luís digna da grandeza de sua história.

Sem comentário para "Reverenciando São Luís…"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS