Gilberto Gil: a eterna novidade

0comentário

O tempo é implacável. Mas para os que não sabem encará-lo com sabedoria. Para o baiano Gilberto Gil, que nesta terça-feira, (26), festeja 70 anos, o tempo e a vida agradecem por conta do seu ativismo. Gilberto Gil em 70 anos de vida traduz ser tropicalista, baiano, doce bárbaro, exilado e ministro. Ele soube conviver entre a ditadura e a democracia.

Gil é o septuagenário que convergiu com os festivais, Os Mutantes, as antropofagias, os anos 60, 70, 80, 90, as drogas, o rock brasileiro, as novela, a ciência, o pop, o xote, a retomada do cancioneiro nordestino, o reggae, o Haiti, o Ministério da Cultura, e o lulismo dos anos 2000, a tranquilidade, os sambinhas e o Concerto de Cordas e Orquestra.

Na mais recente viagem para Brasília e ao ler aquela revistinha de bordo me deparei com uma entrevista de Gilberto Gil falando dos 70 anos, das experiências de vida, aposentadoria, felicidade, a morte e do mais novo investimento musical. Depois de ler a matéria sublinhei alguns trechos importantes da fala desse gênio e arquiteto da Música Popular Brasileira.

O Outono é uma Primavera

Gilberto Gil gosta de suco de manga , bebe vinho, dorme 23 horas, acorda às 10h, toca violão todos os dias e pratica uma série de exercícios que ele mesmo inventou. Aos 70 anos é um case de saúde

Gilberto Gil escuta o barulho de um bonde vindo de sai correndo, Hoje, o compositor vive à espera de um outro tipo de bonde. É o início de uma nova etapa, u futuro cada vez menor, e um passado que só aumenta. Essa contemplação é o ponto de partida de uma nova turnê, um giro mundial que celebrará seu aniversário e sua trajetória.

DVD e o Set

O show rendeu um DVD dirigido por Andrucha Waddington e um giro pela Europa e algumas cidades brasileiras. O repertorio, um passeio por seus 57 discos e interpretações de Jimi Hendrix, Caetano Veloso, Tom Jobim e Dorival Caymmi. Tudo rearrajando por Jaques Morelenbaum para versões com orquestra e o filho Bem, ao violão.

Uma Verdade

Gil carrega seu pacote de gostos, rotinas e verdades. Uma verdade: “Não me interessa muito a música dele, mas o fenômeno de massa Michel Teló me atrai.

Desaceleração

O músico vive uma fase cool. O Gil das guitarras, do forró e do reggae dormiu. “Gosto de variedade. Não aposentei o hot, o rock, a eletricidade. Mas eu transito muito bem nesse suave. Esse show Concerto de Cordas é mais sereno. Esse novo ritmo o faz desacelerar um pouco aos 70.

A Morte

A morte é um tema presente na vida eobra de gilberto gil. “Tenho uma canção que começa assim: “Se a morte faz parte da vida, se vale a pena viver, então morrer vale a pena”.

Religião

“Minha ideologia é nascer de cada dia. E a minha religião é a luz na escuridão”.

Felicidade

O que é a felicidade Gilberto Gil ? Felicidade é quando eu me deito..E acredito que vou dormir.

Aposentadoria

Gil pode diminuir o ritmo. Mas, no dia em que ele se aposentar da música, ele se aposenta da vida.

Cinco músicas que fostaria de ter feito

“Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso

“Os Alquimistas Estão Chegando”, de Jorge Ben Jor

“Mamãe Natuereza”, de Rita Lee

“Saudade da Bahia”, de Dorival Caymmi

“Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga

Sem comentário para "Gilberto Gil: a eterna novidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS