Bumba meu boi receberá Certificado de Patrimônio Cultural Brasileiro

0comentário

Um grande evento vai mobilizar toda a comunidade boieira do Maranhão nesta quinta-feira, dia 30/8. A entrega de títulos de Patrimônio Cultural Brasileiro aos grupos de bumba meu boi do Estado, às 17h, no Teatro Alcione Nazaré, na Praia Grande, no Centro de São Luís, e vai contar com a presença da ministra da Cultura Ana de Hollanda, do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando de Almeida, e da superintendente do Iphan-MA, Kátia Santos Bogea. Estão confirmadas na solenidade as participações da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e da secretária de Estado da Cultura Olga Simão.

A titulação do bumba meu boi, promovida pelo Ministério da Cultura, por meio do Iphan, juntamente com o Governo do Maranhão, será realizada como parte do  “II  Fórum Bumba meu boi do Maranhão –  Patrimônio Cultural do Brasil”. O evento está sendo esperado pelos grupos de bumba meu boi desde o ano passado, quando a mais conhecida manifestação da cultura popular maranhense recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada no dia 30 de agosto em Brasília.

Precedendo a solenidade de titulação será assinado o Termo de Cooperação Técnica para a Salvaguarda do bumba meuboi, com a instalação do Comitê Gestor da Salvaguarda e o lançamento do vídeo São Marçal. A Festa dos Bois da Ilha, e da cartilha sobre a patrimonialização do Bumba meu boi do Maranhão. O Termo de Cooperação Técnica é a base legal para a instalação do Comitê Gestor e o desenvolvimento das ações de salvaguarda.

O documento será assinado pelos órgãos públicos e entidades da sociedade civil: IPHAN, a Universidade Federal do Maranhão, a Secretaria de Estado da Cultura, a Fundação Municipal de Cultura de São Luís, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Caxias, a Comissão Maranhense de Folclore, a Federação das Entidades Folclóricas e Culturais do Estado do Maranhão, a União de Bois de Orquestra do Maranhão, a Central de bumba meu boi da Baixada e de Costa de mão, o Clube Cultural de bumba meu boi de Zabumba e Tambor de Crioula do Maranhão, e o Instituto São Marçal de Cultura e Desenvolvimento Social.

O Comitê Gestor será composto por representantes das instituições, dos grupos de bumba meu boi, sendo um de cada sotaque: Baixada, Matraca, Orquestra, Zabumba e Costa de mão.Cada sotaque tem características próprias que se manifestam nas roupas, na escolha dos instrumentos, no tipo de cadência da música e nas coreografias. Os representantes passarão a trabalhar pela salvaguarda da manifestação cultural, buscando a implementação de ações para promover a continuidade do bem registrado. O Comitê Gestor é o coordenador desse processo, pois trata-se de um planejamento de curto, médio e longo prazo pensado de forma coletiva, onde a participação dos praticantes do bumba meu boi é fundamental.

Como uma das ações de salvaguarda do bumba meu boi, oIphan apoiou, esse ano, a Festa de São Marçal com a produção de um vídeo sobre a Festa, em parceria com o Instituto São Marçal. O vídeo, que será lançado na solenidade de titulação, registra a participação de 21 grupos de bois do sotaque da Ilha que desfilaram no dia 30 de junho na Avenida São Marçal, no João Paulo. Uma cartilha será distribuída com informações sobre o processo de instrução e benefícios do registro e as linhas de atuação para salvaguardar o bumba meu boi.

Encerrando o Fórum, serão entregues os títulos de Patrimônio Cultural do Brasil aos grupos de bumba meu boi, quando serão homenageadas as pessoas que contribuíram para sua memória e preservação. Uma programação cultural com apresentação de grupos dos vários sotaques está prevista para o final do evento.

Sem comentário para "Bumba meu boi receberá Certificado de Patrimônio Cultural Brasileiro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS