Muita Festa para os 400 anos de São Luís

0comentário

O secretário de Estado de Comunicação Social, Sérgio Macedo, e a adjunta, Carla Georgina, visitaram o estúdio da Mirante AM, onde falaram da programação comemorativa para os 400 anos de São Luís. Em conversa com o jornalista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, o secretário Sérgio Macedo afirmou que a programação musical visa contemplar a todos os segmentos da sociedade, onde todos terão acesso livre.

De acordo com o secretário, a Lagoa da Jansen foi escolhida pelas possibilidades que o local possui para a realização de eventos dessa natureza.

– Dispomos de um local de 35 mil metros quadrados, com projeção para 115 mil pessoas. É uma área cheia de possibilidades de se armar um bom sistema de segurança e sem esquecer que a Lagoa é de fácil acesso por estar situada entre as avenidas dos Holandeses e a Colares Moreira – frisou.

Abertura

A programação será aberta neste sábado, dia 1º, com shows de Gilberto Gil, do reggae da Tribo de Jah e dos artistas locais Beto Pereira, Mano Borges, Erasmo Dibel, Chiquinho França e Carlinhos Veloz, que abrirão a primeira noite da festa.

O secretário acredita que está sendo aguardado um grande público tendo em vista a programação idealizada pelo governo do Estado. Ele fez um apelo para que as pessoas deixem um carro em casa e caminhem até o local do evento.

– O que a gente quer é que a população tenha consciência de que não se pode chegar perto do palco de carro. Em grandes shows no Ibirapuera, no Rock In Rio, as pessoas vão de carro até uma certa distância. Elas estacionam os carros e depois caminham mais de 600 metros até chegar o local do show. Isso é normal. Vai ter uma campanha de conscientização para que as pessoas também entendam isso, até porque o espaço tem que sobrar para as pessoas – frisou.   A secretária-adjunta, Carla Georgina destacou a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Segundo Carla, a orquestra vai contemplar a cadeia produtiva maranhense, sob a direção do teatrólogo Fernando Bicudo.

– A presença da Orquestra Sinfônica Brasileira é muito importante nessa festa dos 400 Anos de São Luís. Não será a orquestra que todo mundo está acostumada a ouvir. Será uma  celebração em homenagem a São Luís. Todo o repertório da Orquestra foi criado especificamente para parabenizar a nossa cidade e valorizar os nossos artistas, as nossas manifestações folclóricas – ressaltou Carla Georgina.

Os shows, que ocorrerão na Lagoa da Jansen, aos sábados, começarão às 19h até meia-noite. De acordo com Macedo, foi uma determinação da governadora para que o horário dos shows não ultrapasse à meia-noite para não causar desconforto as pessoas que residem na região da Lagoa da Jansen.

Mais Música

Com o slogan “Shows para entrar para a história – festa como essa só daqui a 400 anos”, a programação comemorativa vai contar, ainda, com Roberto Carlos, dia 8, data do aniversário de São Luís, com o show ‘Louvação a São Luís’ com artistas locais, Ivete Sangalo (dia 15), com [Pepê Júnior, Fabrícia, Bicho Terra], Rita Ribeiro e Zezé de Camargo e Luciano (dia 22), Alcione e Zeca Pagodinho (dia 29).   Além da programação com artistas de renome nacional, Sérgio Macedo frisou que o roteiro cultural não esqueceu dos artistas locais: toda semana, de outubro à dezembro, artistas maranhenses se apresentarão em palcos montados no Centro Histórico de São Luís, patrocinados pela Suzano.

Obras

Além da programação cultural, serão realizadas inaugurações de obras como parte das comemoraçôes do Quartocentenário de São Luís.

No dia 8 de setembro será entregue a primeira etapa da Via Expressa, trecho que vai do Jaracati ao Cohafuma, interligado à Avenida Jerônimo de Albuquerque (obra com recursos provenientes exclusivamente do tesouro estadual). Também será reinaugurada no dia 28 de setembro, a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), cujo prédio passou por reforma completa, ganhando instalações modernas, totalmente climatizadas, com acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e com acervo atualizado e ampliado, além da avenida Quartocentenário com previsão de entrega em dezembro deste ano.

Também será entregue, no dia 8 de setembro, o Estádio Castelão, que passou por recuperação de toda parte estrutural e elétrica. A reforma incluiu recuperação das vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas e de câmeras de circuito fechado de TV, adaptação para pessoas portadoras de necessidades especiais, e moderno sistema de iluminação. A partida de reinauguração do estádio contará com jogo do Sampaio Correa pela série D do Campeonato Brasileiro e a preliminar entre MAC e Moto, o tradicional Maremoto.

– O governo vai entregar obras de relevãncia social e desejadas pela população. Além da entrega de um trecho da Via Expressa, no dia 8 de setembro, e da Quartocentenário, em dezembro, São Luís ganha uma das arenas esportivas mais modernas do Brasil. O estádio Castelão será reaberto no dia 8 de setembro, com a presença dos quatro grandes times locais. A gente espera que o torcedor preserve esse templo que colocará o futebol maranhense no circuito nacional e internacional da modalidade – enfatizou.

 Museu & Gospel

Compõem ainda o programa o Museu de Língua Portuguesa, que será instalado em São Luís, com previsão dia 27 de  setembro, no prédio onde funcionou o Liceu Maranhense, na Praia Grande, e a Virada Gospel, no dia 28 de outubro.

Festividades

A programação, que começa no dia 1º de setembro se estenderá até o dia 1º de setembro de 2013.

O projeto dos 400 anos é uma realização do São Luís Convention & Visitors Bureau, com apoio institucional do governo do Estado. Os shows, que ocorrem durante o mês de setembro, são patrocinados por empresas que se instalaram no Maranhão e contribuem para o desenvolvimento do Estado.  São elas,  a Vale, Alumar, Ambev, EBX, Emap, Alumar e Petrobras.

Foto: Davi Fortes/Imirante.com

Sem comentário para "Muita Festa para os 400 anos de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS