São Luís: 400 anos e muita festa

0comentário

O Comitê Gestor dos 400 anos, idealizado pela Prefeitura de São Luís, definiu a programação da festa de aniversário da cidade, que inclui shows, espetáculo acrobático francês, bolo gigante, fogos de artifícios, poesia, serenatas, minimaratona, passeios, Programa de Erradicação do Analfabetismo, projeto Capsula do Tempo, exposições, exibição de mostras e premiações, entre outros eventos.

Segundo o Comitê, uma virada cultural brindará os 400 anos de São Luís desde o dia 7 de setembro (sexta-feira). A programação cultural terá início às 20 horas e será encerrada somente às 8h do dia 8 (sábado). A maratona contará com a apresentação de bandas até às 23h. Logo em seguida, será apresentado o espetáculo acrobático “Visões de Daniel de La Touche”, da Companhia Francesa Le Passagers.

Exatamente, à meia-noite, haverá show pirotécnico com a interpretação do hino “Louvação a São Luís” pelo Coral São João. Na sequência, em um ato de amor à cidade, pessoas se reunirão na Ponte do São Francisco em um abraço simbólico na capital maranhense.

Durante toda a madrugada, atores farão intervenções teatrais declamando fragmentos de obras e poemas de escritores maranhenses, regatando a “Atenas Brasileira”. Haverá também exibição de 15 filmes da mostra de cinema “Olhar Ludovicense”. Além disso, cantores e grupos de dança animarão o público até as 6 horas da manhã.

A partir das 7 horas do dia 8 de setembro, haverá uma caminhada rumo à Avenida Pedro II com o Cortejo de Orixás até a Catedral da Sé, onde acontecerá o corte do bolo de 400 metros e os tradicionais “parabéns”. E, às 10 horas, uma missa em Ação de Graças celebrará o quarto centenário da capital maranhense.

Na noite festiva em comemoração aos 400 anos de São Luís, o público será embalado pelos cantores Teresa Canto e Banda, Panda S/A, César Nascimento e Banda, Banda Raiz Tribal, Grupo Argumento, seis Blocos Tradicionais e Bateria da Favela.

Minivant SL 400 – O coordenador executivo do Programa São Luís 400 anos, Sofiani Labidi, informou que, como parte da programação, será lançado, no dia 5 de setembro, na avenida Litorânea, um veículo aéreo-não tripulado, o Minivant SL 400, que fará imagens aéreas da cidade que serão guardadas na capsula do tempo. O projeto é realizado numa parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

A programação terá ainda a presença da Família Real do Brasil com a visita do príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança a São Luís, que chegará no dia 6 de setembro.

No dia do aniversário de São Luís, na cidade francesa de Cancale, ocorrerá um intercâmbio com os parceiros do evento, encontros culturais e turísticos em vários palcos espalhados pelo local. No mesmo dia, será exposto à população o busto de Daniel de La Touche de La Ravardiére, na Rampa de “La Frenêtre”.

Para o dia 5 (quarta-feira), uma programação especial foi elaborada, juntamente com a Comissão Integrada do Reggae (CIR), em comemoração ao Dia Municipal do Regueiro – instituído pela Lei nº 4.102 de 2002 -, com o objetivo de homenagear os admiradores e seguidores do Reggae. Entre as atrações estão cantores e bandas de Reggae, grupos de danças, equipes de vinil, ‘deejays’ e radiolas de reggae.

Também no dia 6 (quinta-feira), a programação homenageará o Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus brincantes. Ao todo, 20 grupos de Tambor de Crioula se apresentarão por toda a extensão e o entorno da Praça Maria Aragão.

Fonte: Secom/Prefeitura de São Luís

Sem comentário para "São Luís: 400 anos e muita festa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS