Itinerância: Semana de Teatro do Maranhão

0comentário

Depois de muita movimentação em São Luís, a VIII Semana de Teatro no Maranhão será realizada no interior do Maranhão, neste sábado (27) e domingo (28), prosseguindo nos dias 4 e 5 de maio com espetáculos e oficinas. A programação acontecerá nos municípios de Axixá, Cantanhede, Arari, Buriticupu e Santa Inês, com apresentação de espetáculo e realização de oficinas de teatro.

teatro510Nos quatro dias da programação (dois fins de semanas) serão apresentados espetáculos de seis grupos de teatros maranhenses. Foram selecionados os grupos Tapete Criações Cênicas, CIA Primeiro Ato S.A, Xama Teatro, Petit Mort, Laborarte e Abluir. A semana é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma) por meio do Teatro Arthur Azevedo (TAA) e tem apoio das prefeituras, que disponibilizam os espaços para as apresentações.

A comissão organizadora elaborou uma programação que irá movimentar os municípios levando artes cênicas com grupos e técnicas novas do fazer teatral. Neste sábado (27) e domingo (28), a caravana da Semana de Teatro estará em Arari com a peça “A Bicharada”, do grupo Tapete Criações Cênicas; em Cantanhede, com “Um Dedo Por um Dente”, do grupo Petit Mort; e em Caxias, com a peça “Drs”, do grupo Abluir. A apresentação em Caxias integra, ainda, a programação da I Semana de Teatro do Sesc.

– É uma oportunidade que as comunidades do interior do Maranhão têm para assistir a espetáculos gratuitos, fomentando o processo de formação de plateia, que é uma das metas do projeto da Semana de Teatro. Integrante de grupos, arte-educadores, atores, diretores, alunos e admiradores das artes cênicas também podem participar de cursos e oficinas de teatro –  destacou o diretor do TAA, Roberto Brandão.

Em São Luís, a Semana do Teatro englobou apresentação de espetáculos de palco e de rua, cursos e oficinas, exposição e palestra, no período de 8 a 14 de abril, com participação de convidados maranhenses e de outros estados.

No próximo fim de semana, sábado (4) e domingo (5), haverá a apresentação, em Buriticupu de Contos Tradicionais Brasileiros, com elenco da CIA Primeiro Ato S.A. O grupo Xama Teatro estará em Axixá com A Carroça na Estrada e o público de Santa Inês terá A Peleja de Casemiro em Lendas Emaranhadas, apresentado pelo grupo Laborarte.

 ESPETÁCULOS

A Bicharada

No sábado (27) e domingo (28), a companhia Tapete Criações Cênicas realiza, na cidade de Arari, a oficina “Contadores de Histórias para Professores” e apresenta o espetáculo infantil “A Bicharada”, espetáculo simples e divertido no qual as atrizes invadem a cena com diversos contos e fábulas cujos personagens principais são os bichos, trabalhando valores e a criatividade com o público. Com duração de 40 minutos a peça conta no elenco com as atrizes Heyde Ataídes, Irlane Rocha, Letícia Amorim, Nilce Braga. O texto, uma adaptação de contos populares, direção e figurinos coletivos.

 Um Dedo Por um Dente

Em cena duas caveiras que procuram um sentindo em meio ao vazio. Nesse embate, Procópio quer o dente que perdeu em uma rodada de porrinha e Torquato procura o dedo anelar que lhe foi tirado por um cachorro. O espetáculo tem duração de 50 minutos, será apresentado pelos atores Nuno Lilah Lisboa e Luís Ferreira, do grupo Petit Mort. No gênero comédia, tem texto e direção de Igor Nascimento. Os atores também realizam na cidade de Cantanhede a oficina Voz para Atores.

DRs

Na cidade de Caxias, o grupo de teatro Abluir apresentará um espetáculo que fala da relação amor versus obsessão e paixão x fixação. As relações no século XXI trouxeram consigo uma gama de dúvidas e questionamentos característicos do novo milênio, mas que ao mesmo tempo são tão intrínsecos ao ser humano, já que o acompanham ao longo dos tempos. Com a proposta de fazer rir e pensar, o espetáculo exibe alguns pitorescos exemplos de situações que tentam levar o público a refletir acerca das relações vistas no palco. Assim, além de tentar esmiuçar os sentimentos, medos, incertezas e inseguranças do ser humano, a encenação pretende fazer o espectador a reconhecer-se em cena, fazendo-o pensar um pouco sobre essas loucas relações humanas/amorosas em que vivemos.

Apresentado pelos atores Cássia Pires e Raimundo Reis, o texto é assinado por Fernanda Young, Fernando Veríssimo e Raimundo Reis. A duração é de 60 minutos e a direção, é de Cássia Pires.

Sem comentário para "Itinerância: Semana de Teatro do Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS