É preciso educar a alma, se quisermos mudar o mundo

1comentário

A sociedade brasileira acordou. De uma hora para outra resolveu reivindicar, cobrar os seus direitos junto à classe política nacional, colocada no cargo, por meio do voto, para legislar pela causa de todos. Infelizmente, poucos parlamentares conseguem enxergar do seu papel como legislador e do compromisso com o povo que o elegeu. E ao perceber que os seus anseios não eram atendidos, e em momento oportuno, veio a tomada de consciência. Agora, no meio dessa revolução nas ruas, louvável, é necessário sabedoria para que o manifesto não perca o foco e caia no lugar comum.

Acompanhando ‘in loco’ os protestos em São Luís, percebo algumas aberrações por parte de alguns militantes do movimento. Tem muita gente fazendo do ato democrático um evento festivo. Tem gente descompensada, sem lenço e sem documento, sem saber porque está na rua. É preciso ter um direcionamento para que as manifestações não percam o sentido.  É preciso que antes de protestar pelo fim da corrupção, por uma educação, saúde, transporte de Primeiro Mundo, seja feita uma avaliação interior.

Entendo que democracia e cidadania passam pelo um processo de humanização. É muito fácil cobrar do outro, mas é necessário que a gente enxergue primeiro para o nosso umbigo. Penso, que para transformar e modificar o mundo o qual estamos inseridos é preciso se romper com uma série de manias, preconceitos, vaidades, individualismo, arrogância, mentira, rancor, ódio, egoísta, hipócrita, entre outros defeitos materiais que são inerentes do ser humano.

Às vezes aquela pessoa que está na rua exigindo por um mundo melhor é o mesmo que oprime o que ele considera mais fraco. Pratica “bullying”.  Gente na base da pirâmide corrompendo e cooptando o outro com a sua fala. É gente metida a besta e arroigante porque tem muito dinheiro e ocupa lugar de destaque na sociedade. É emergente tirando onda de rico. É alpinista social. Gente afetada e preconceituosa, porque o que está ao seu lado é negro, pobre,  homossexual, de religião diferente, torce pelo outro time e não gosta da mesma música que o dono da verdade absoluta diz ser a melhor. É gente dizendo ser partidário de oposição e, muitos desses, não passam de um tremendo 171. Enfim, é gente que cospe no chão, não respeita o sinal de trânsito, tira a vida do outro por causa de 20 centavos. E para que esses valôres legitimados pela sociedade moderna sejam invertidos é preciso a educar a alma. Tomada de decisão essa que parece impossível.

Até gostaria de um mundo melhor para todos nós. Mas, na convivência em uma sociedade complexa, plural e cheia de diferenças, “eu preciso de uma ideologia para viver”.

1 comentário para "É preciso educar a alma, se quisermos mudar o mundo"


  1. PAULO DA LUZ

    Muito bem dito,amigo Pedro.Me atualizei bem mais com suas palavras.Obrigado!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS