Júnior Mouriz realiza oficina e toca em Festival

0comentário

O 5º festival Lençóis Jazz e Blues aberto, nesta quinta-feira (8), na capital maranhense com oficinas gratuitas de gaita e violino ministradas por Júnior Mouriz, músico maranhense que toca com o Seu Jorge, e confecção de instrumentos musicais com materiais alternativos, ministrada por Ricardo Passos para 90 alunos de 10 a 16 anos, do Centro de Ensino Professor Ignácio Rangel, da Cidade Operária, na Escola de Música Lilah Lisboa (Rua da Estrela, 363, no Centro Histórico, em São Luís).

Também participaram da oficina, alunos do Curso de Música da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), alunos, professores e o diretor da Escola de Música Lilah Lisboa, Raimundo Luís e o regente da Orquestra Sinfônica Edilson Baldez de Bacabal, Victor Emanuel, além dos músicos Fernando de Carvalho e Mila Camões.

“A Escola de Música Lilah Lisboa estará sempre de portas abertas para iniciativas como o V Lençóis Jazz e Blues. A música tem uma linguagem universal e poder proporcionar outras possibilidades musicais para nossos alunos e também para a comunidade por meio da troca de experiências com artistas daqui e de fora é sempre muito enriquecedor e importante”, disse Fernando de Carvalho, músico e coordenador artístico da Escola de Música Lilah Lisboa.

Oficinas

Durante as oficinas, os participantes conhecer curiosidades sobre os instrumentos musicais, detalhes sobre formas inusitadas e diferentes de extrair sons de diversos instrumentos tradicionais e artesanais feitos com baldes, canos de PVC, vidros e garrafas pet, entre outros. Também assistiram diversas performances musicais dos participantes das oficinas.

Os momentos mais emocionantes das oficinas foram aqueles em que houve a interação entre os músicos e a plateia. Júnior Mouriz e Ricardo Passos convidaram os alunos para subir ao palco e tocarem com eles diversas canções improvisadas. “Isso fez bem a minha alma, ao meu coração, adorei. Nunca poderia imaginar que poderia tirar sons de coisas que normalmente vão para o lixo”, elogiou Fernanda, de 16 anos, estudante do Centro de Ensino Professor Ignácio Rangel.

Victor Emanuel, regente da Orquestra Filarmônica Edilson Baldez, de Bacabal, composta por vinte e cinco crianças e adolescentes, também aprovou as oficinas. “Essas experiências são muito ricas e importantes. Gostei muito. Vou levar esse aprendizado para os meus alunos”, disse o regente.

As oficinas de gaita, violino e construção de instrumentos musicais com materiais alternativos nesta sexta-feira (9), no auditório da Escola de Música Lilah Liboa, com Júnior Mouriz e Ricardo Passos.

Programação

O maranhense JÚNIOR MOURÍZ & EDY TROMBONE EM “BEAT BRASUCA” abrem o Lençóis Jazz e Blues Festival, nesta sexta-feira (9), às 21h, na praça Maria Aragão. Às 22h, será a vez do GRUPO DELICATESSEN subir ao palco. Às 23h, LEO GANDELMAN, um dos mais conceituados saxofonista brasileiro dentro e fora do país, com a participação especial de SERGINHO TROMBONE, encerrará a primeira noite do festival em São Luís.

“Estamos nos preparando para o 5° Lençóis Jazz & Blues Festival, em São Luís. É muito importante para nós irmos tão longe na conquista de novos apreciadores de boa música e a nossa expectativa é de tocar para um público muito quente”, avisam os integrantes do Delicatessen.

No sábado (10/8), segunda e última noite do evento em São Luís, as atrações musicais serão iniciadas às 20h por CECÍLIA LEITE E BANDA que apresentarão o show “Paris, Bossa”n Jazz. Às 21h será a vez de ARI BORGER E QUARTETO. Às 22h subirá ao palco Ellen Oléria (vencedora do programa The Voice Brasil- 2012/TV Globo) e encerrando o festival, às 23h, na capital maranhense, se apresentarão a RIO JAZZ ORQUESTRA E TARYN SZPILMAN.

O Lençóis Jazz e Blues Festival tem o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), por meio daLei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão. Tem ainda os apoios das Prefeituras Municipais de Barreirinhas e de São Luís, Sistema Mirante, Fiema, Sebrae, Sesc, Potiguar,Centro Elétrico e Tory Brindes. A realização é de Tutuca Viana Produções.

Sem comentário para "Júnior Mouriz realiza oficina e toca em Festival"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS