Feira de Cultura Afro-Brasileira será lançada nesta 5ª

0comentário

Será lançada, nesta quinta-feira (29), a 1ª Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão com tema “Cultura, cidadania, educação e economia criativa”. O lançamento acontecerá, às 17h, no auditório da Associação Comercial do Maranhão, localizado na Praça Benedito Leite, Centro de São Luís.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP), órgão vinculado ao Ministério da Cultura. A solenidade terá a participação da secretária de Estado de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, e do presidente da FCP, José Hilton Santos Almeida, conhecido como Hilton Cobra.

“Vamos reunir neste espaço artistas, artesãos, empresários, gastrônomos, profissionais do ramo da beleza, enfim, empreendedores afrodescentes para discutir empreendedorismo étnico e também expor suas produções. A idéia é fortalecer a produção cultural, a geração de renda e as iniciativas de empreendedorismo afrodescendente no Maranhão”, ressaltou a secretária da Igualdade Racial, Claudett Ribeiro.

“O lançamento marcará mais uma etapa da mobilização dos potenciais expositores da feira, que são os produtores, artesãos e empreendedores, que tenham atuação voltada para o segmento afrodescendente da população. Além disso, queremos sensibilizar parceiros para esta grande empreitada na divulgação da cultura afro-brasileira e na criação de oportunidades de negócios para esse público alvo.”, disse Adnilson Pinheiro, secretário-adjunto da Igualdade Racial e coordenador da comissão organizadora da feira.

A atividade será iniciada com apresentação do projeto da feira, destacando seus objetivos e plano de ação. Em seguida serão apresentadas as propostas de logomarca do evento para que os convidados e parceiros participem da escolha da identidade visual da feira.

Na programação consta, ainda, a palestra “Desenvolvimento e empreendedorismo negro: desafios e perspectivas”, que será proferida pelo consultor do Sebrae Nacional, João Carlos Nogueira, atual coordenador executivo do Projeto Brasil Afro Empreendedor.  A noite será encerrada com apresentação cultural de grupos de Tambor de Crioula.

Feira de Cultura Afro-Brasileira

Com o objetivo de promover a cultura afro-brasileira e estimular a geração de renda e o empreendedorismo afrodescendente maranhense, a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Fundação Cultural Palmares, realizará pela primeira vez no Maranhão a Feira de Cultura Afro-Brasileira.

A feira acontecerá, nos dias 31 de novembro e 1º de dezembro, no Ceprama, na Rua de São Pantaleão, Centro de São Luís. Também atuam como parceiros da iniciativa as secretarias de Estado de Turismo (Setur), de Cultura (Secma), de Comunicação Social (Secom) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA).

A proposta vem sendo gestada pela Seir desde o ano de 2011, quando realizou em parceria com o Sebrae/MA o workshop sobre empreendedorismo étnico, voltado para empreendedores negros, com a participação da presidente do Instituto Feira Preta, Adriana Barbosa, responsável pela realização da Feira Preta, considerada um dos maiores eventos da América Latina voltados para o desenvolvimento empresarial e socioeconômico do mercado de produção e consumo da população negra.

Desde então, a Seir vem captando parceiros e discutindo a temática para fomentar o empreendedorismo étnico no Maranhão. Esse ano chegou o momento de promover o diálogo e a interação entre artistas, artesãos e empreendedores afrodescendentes por meio da feira.

Além da exposição de produtos a feira realizará cursos, wokshops, exibição de vídeos, apresentações culturais e desfile de moda.

Participação

Os interessados em participar devem obedecer alguns critérios. É indispensável que o empreendedor ou empreendimento (associação, cooperativa e grupo informal) seja afrodescendente, na faixa etária entre 16 e 60 anos, que tenham produtos e serviços que identifiquem e valorizem a cultura afro-brasileira, e que atendam aos referenciais de qualidade, utilidade e design.

Podem participar empreendedores que atuam nos ramos de agricultura familiar e extrativismo; alimentação e bebidas (gastronomia típica); artistas de todas as linguagens artísticas; artesanato; cerâmica; comércio em geral; consultoria; cosmético e beleza, cabeleireiros (as); construção em geral; entidades governamentais e públicas; hotelaria; calçados e vestuários; imprensa; mobiliário, decoração; publicidade, marketing e gráfica; segurança e serviços; setor de tecnologia de informação e telecomunicação; e trancistas e trançadeiras.

A ficha de inscrição deverá ser encaminhada ao Comitê Gestor da feira até o dia 15 de novembro para avaliação e seleção. O Documento Orientador da 1ª Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão e a Ficha de Inscrição podem ser solicitados pelo telefone (98) 2108 9124 e pelo email [email protected]

Sem comentário para "Feira de Cultura Afro-Brasileira será lançada nesta 5ª"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS