Orquestra de Ouro Preto na Série The Beatles

0comentário

orquestraouropretoCom 13 anos de história, a Orquestra Ouro Preto, de Minas Gerais, transita entre os universos da música erudita e popular. Indicada ao prêmio Grammy Latino, com o lançamento de DVD com Alceu Valença e documentário dirigido por Nelson Pereira dos Santos demonstram a versatilidade do grupo mineiro. Em turnê nacional, com apresentações em nove capitais brasileiras, a Orquestra Ouro Preto chega a São Luís para apresentar, nesta terça-feira (10), às 20h30, no Teatro Arthur Azevedo o Concerto Série The Beatles, com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, com entrada gratuita.

Sucesso de crítica e público, a série The Beatles percorreu diversas cidades, incluindo participação na última edição da International Beatle Week – tradicional evento inglês dedicado à obra dos Beatles -, em Liverpool, onde se destacou em três elogiados concertos, como no Philharmonic Hall de Liverpool, uma das salas mais importantes da Inglaterra.

Dialogando os universos da música erudita e popular, o concerto propõe uma vibrante viagem sonora pela biografia musical do quarteto de Liverpool, a partir de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra a uma banda de rock.

O repertório da apresentação abrange todo o período de produção artística dos Beatles, de grandes sucessos que há muito fazem parte do imaginário coletivo até canções menos conhecidas, em arranjos inéditos. Destaque para Day Tripper, Yesterday, Help, Eleanor Rigby, Something e Hey Jude. Os arranjos ficaram a cargo do violinista Mateus Freire.

A apresentação privilegia a linha melódica original das canções, com os violinos, violas, violoncelos e baixo, substituindo a palavra cantada. “O objetivo dessa escolha é manter fidelidade às peças, desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmar o caráter atemporal da obra do quarteto”, explica o Maestro Toffolo.

Além de renovar a paixão pelo repertório do Fab Four, o concerto da Série The Beatles vem seduzindo novas gerações pela descoberta incrível da universalidade melódica da banda inglesa, em uma roupagem clássica.

Orquestra Ouro Preto

Ao longo de mais de uma década de atividades ininterruptas, a Orquestra Ouro Preto, criada no ano de 2000, sempre se destacou pela competência e virtuosismo de seus músicos. Patrocinado pela Petrobras, o grupo tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas, fundamentando seu trabalho em linhas de atuação específicas, que a distinguem de outras orquestras, a exemplo da universalidade da música, tendo como base o repertório clássico; a latinidade como fonte de identidade e referência, além do ineditismo e experimental, mediante o diálogo entre os universos das músicas clássica e popular.

Em seu legado, destaca-se a indicação ao prêmio Grammy Latino na categoria melhor disco instrumental, pelo álbum Latinidade e apresentações em importantes cidades do país e exterior. Recentemente, realizou uma série de concertos em Portugal e na Galícia, divulgando a música de concerto brasileira contemporânea, em parceria com a Missão do Brasil junto à Comissão dos Países de Língua Portuguesa CPLP. Denominado Turnê Lusofonia, o projeto prevê ainda concertos em Cabo Verde, Açores, Moçambique, Angola, Macau e Timor Leste.

No campo da música experimental, estreou em abril do ano passado o espetáculo Valencianas, com o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença. O espetáculo homenageia a trajetória de Alceu que, pela primeira vez, teve parte significativa de sua obra arranjada para música de concerto. Assim, canções como La Belle Du Jour, Coração Bobo, Tropicana, Anunciação, Sino de Ouro e Porto da Saudade ganharam contornos orquestrais. O espetáculo foi gravado ao vivo no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no final de 2012. O registro está sendo lançado em DVD, com distribuição nacional pela Deck.

O vasto leque de atuação da Orquestra Ouro Preto chamou atenção de um dos mais ilustres artistas da sétima arte brasileira. O cineasta Nelson Pereira dos Santos irá dirigir o longa-documental Concerto para Ouro Preto, filme que tem como foco trajetória da Orquestra e as inspiradoras paisagens ouro-pretanas. O filme conta ainda com repertório inédito de Villa-Lobos, nunca antes registrado. A expectativa é que o longa comece a ser rodado ainda este ano.

Sem comentário para "Orquestra de Ouro Preto na Série The Beatles"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS