Bratke e Camerata na obra de Villa-Lobos e Caymmi

0comentário

O projeto, idealizado pelo pianista pela artista plástica Mariannita Luzzati, com o patrocínio da Vale, chega a capital maranhense. O espetáculo Cinemúsica Brasil – Série Clássicos Brasileiros – de Marcelo Bratke e a Camerata Brasil será apresentado nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 20h, no Teatro Artur Azevedo, com entrada gratuita. Os músicos revisitam as obras de Villa-Lobos: um compositor erudito com alma popular; e Dorival Caymmi, um compositor popular com espírito erudito, que completaria seu centenário em abril de 2014.

camerata600

Sobre Dorival Caymmi, Marcelo Bratke diz ser um tributo a este baiano cuja obra “reveste-se de uma simplicidade maravilhosa”.

– O projeto traça um paralelo entre as obras destes dois grandes compositores, onde o erudito e o popular nutrem-se mutuamente e se completam para revelar ao público a diversidade da cultura e da música brasileiras – acrescenta Bratke.

O programa profissionalizante Camerata Brasil, criado por Marcelo Bratke em 2007 e recentemente elogiado pelo jornal The New York Times, por ocasião de um memorável concerto que realizaram juntos no Carnegie Hall em Nova York.

E uma Orquestra de Câmara formada por jovens músicos eruditos e populares vindos de extratos desfavorecidos do Estado do Espírito Santo, que através deste projeto foram lançados no mercado musical nacional e internacional.

Bratke e sua Camerata se apresentarão em 2013 e 2014 com esta série de 12 concertos públicos; sendo 10 em cidades brasileiras e dois em Moçambique: Maputo, a capital, e em Tete. O projeto prevê ainda a realização de 12 concertos didáticos durante o percurso – ensaios gerais abertos dirigidos a crianças e adolescentes da rede pública de ensino de cada cidade visitada pela turnê.

John Cage

O espetáculo de Marcelo Bratke e Camerata Brasil enfocará os elementos da natureza que ecoam na obra de John Cage, Dorival Caymmi, Villa-Lobos e Tom Jobim através de um espetáculo multimídia que explora o conceito lansdcape sonoro.

Estarão também presentes no trabalho da Camerata Brasil obras do norte-americano John Cage, um artista contemplativo e pioneiro da música aleatória e eletroacústica, com uso de instrumentos não convencionais e uso não convencional de instrumentos convencionais.

Programa dos Concertos

John Cage
In a Landscape

Dorival Caymmi
O bem do Mar
Promessa de Pescador
O Vento
É Doce Morrer no Mar
Saudade da Bahia
Canção da Partida
Acalanto
O que é que a Baiana Tem
Canção de Mãe Menininha

Heitor Villa-Lobos
6 Cirandinhas
Trenzinho do Caipira das Bachianas Brasileiras n. 2

Antonio Carlos Jobim
Garota de Ipanema
Stone Flower
Wave

Multimídia

Bratke é conhecido por seus espetáculos multimídia e estes não fugirão à regra: ao longo dos concertos será projetado como cenário um filme da artista plástica Mariannita Luzatti com imagens dos mares do Brasil. O espetáculo explora o conceito artístico de paisagens imaginárias, como Mar e Terra e os arranjos serão de Dori Caymmi, filho e herdeiro musical de seu pai Dorival. Um trabalho que – ainda segundo seu mentor, Macelo Bratke – “tem tudo para levar o público ao êxtase da contemplação interior”.

Parcerias

A Camerata Brasil é um projeto sociocultural de Marcelo Bratke, patrocinado pela Mineradora Vale, que tem recebido o aval de importantes instituições do Brasil e do mundo, dentre as quais o Ministério das Relações Exteriores, Arts Council of England, The New York Times, Yomiuri Shimbun, Rede Globo e BBC de Londres; o Programa Camerata Brasil já realizou, desde sua criação, quatro grandes turnês nacionais e 3 turnês internacionais, totalizando 76 concertos públicos e 52 concertos didáticos no Brasil e no exterior, bem como centenas de workshops pedagógicos na cidade de Vitória, em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo, através do Núcleo Brasil de Sustentabilidade Musical.

DATAS E LOCAIS AGENDADOS DOS CONCERTOS

CONCERTOS GRATUITOS

São Paulo – 18 de agosto Sala São Paulo, às 11h00
Mariana – 1 de setembro – às 20h – Centro de Cultura Sesi – Rua Frei Durão, 22. Tel: (31) 3557-1041
São Luis – 12 de setembro – às 20h – Theatro Arthur Azevedo – Rua do Sol, s/n. Tel: (98)3218-9900
Vitória – 17 de setembro – às 20h – Theatro Carlos Gomes – Praça Costa Pereira, s/n. Tel: (27) 3132-8396
Belém – 3 de outubro – Theatro da Paz
Corumbá – 20 de novembro – Anfiteatro Salomão Baruki
Aracaju – 25 de Novembro Teatro Tobias Barreto

Sem comentário para "Bratke e Camerata na obra de Villa-Lobos e Caymmi"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS