Lançamento selo comemorativo a João do Vale

0comentário

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), realizou, na noite de terça-feira (22), no Teatro João do Vale (Praia Grande, em São Luís), Tributo a João do Vale. Presentes, os secretários de Estado de Cultura, Olga Simão, e o de Turismo, Jura Filho; o diretor Regional dos Correios, José Brandão, entre outras autoridades. A jornalista Benedita Freire representou a família de João do Vale.

Foto: Antonio Martins/Secom
Foto: Antonio Martins/Secom

Para a secretaria da Cultura, Olga Simão, a importância de João do Vale para a música brasileira elevou a destaque a cultura maranhense. “É um artista do Brasil que levou o nome do Maranhão a várias partes do país e do mundo. É com grande satisfação que o Governo do Estado, por meio da governadora Roseana Sarney, presta esta homenagem a João do Vale”.

Na programação, o lançamento, pelos Correios, do selo comemorativo aos 80 anos do Poeta do Povo, como ficou conhecido o músico, compositor e cantor maranhense João Batista do Vale, que nasceu no dia 11 de outubro de 1933. Houve exposição Nas Asas do Vento – ainda aberta ao público – e apresentação do coral São João, além de show, na Praça Nauro Machado, ao lado do teatro, com o cantor Mano Borges.

O Tributo começou com apresentação do ator Domingos Tourinho interpretando o homenageado. Após os discursos das autoridades e convidados ocorreu o ato de obliteração e lançamento do selo personalizado “80 anos de Nascimento do João Vale” pelos Correios. São 2.400 exemplares que circularão no Brasil e no Exterior.

O selo, que tem o nome do poeta João do Vale, a partir de agora, compõe a filatelia nacional e internacional, além de ficar em exposição no Museu Nacional dos Correios, em Brasília. “Sentimo-nos honrados em contribuir com a perpetuação de João do Vale”, disse o diretor dos Correios, José Brandão.

Depois da solenidade de abertura, houve o lançamento da exposição “Nas Asas do Vento”, com 20 cartazes que apresentam letras de músicas, depoimentos de personalidades e fotos de João do Vale. “Estou bastante emocionada por todas estas homenagens e trago o abraço dos filhos de João aos maranhenses nestes dias de tantas lembranças”, falou a jornalista Benedita Freire.

Show

Em seguida, participantes e visitantes puderam conferir o show Tributo a João do Vale, na Praça Nauro Machado, que é parte de uma turnê pelos municípios, que tem o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio do Grupo Mateus. “Todas as celebrações e festas que possamos fazer aJoão do Vale ainda serão poucas pela grandiosidade que foi o maranhense do século”, enfatizou o coordenador do evento, Cláudio Pinheiro.

Conforme programação especial da Secretaria da Cultura, o Tributo a João Vale prossegue, nesta sexta-feira (25), à tarde, no município de Pedreiras (distante 270 km de São Luís) terra na natal do cantor maranhense. No anfiteatro Dom Jacinto ocorrerá o lançamento do selo e da exposição Nas Asasdo Vento e apresentações do Coral Pedreirense João Menezes, orquestra filarmônica do Ceará, Estrelas da Serra, do lançamento de livro e premiação dos concursos de redação e artes plásticas.

O encerramento será no dia 29 de outubro (terça-feira), às 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande, em São Luís), durante o Café Literário em Tributo a João Vale, Na oportunidade, serão realizadas palestra e debates sobre a rica obra musical de um dos maiores compositores brasileiro.

As comemorações aos 80 anos de João Vale começaram dia 11 de outubro, em Pedreiras, com show com os cantores locais. A realização foi da Associação dos Poetas de Pedreiras e Prefeitura de Pedreiras, com o apoio do Governo do Maranhão.

Fonte: Secma

Sem comentário para "Lançamento selo comemorativo a João do Vale"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS