Morreu Lou Reed, o criador do Velvet Underground

0comentário

Lou Reed, fundador do Velvet Underground, morreu neste domingo (27), aos 71 anos. O agente literário do artista, Andrew Wylie, disse à agência de notícias Associated Press que a morte aconteceu em decorrência de uma doença hepática — Reed havia feito um transplante de fígado em abril deste ano. No Plugado, na Mirante FM, desta quinta-feira (31), uma homenagem ao poeta e músico nova-iorquino.

loureed2600

Trajetória

Lou Reed nasceu em 2 de março de 1942, em Nova York, nos EUA. Ele fundou em 1964, com John Cale, o Velvet Underground, uma das bandas mais influentes da história do rock. O disco mais conhecido da banda é “The Velvet Underground and Nico”, de 1967. A capa foi desenhada pelo artista Andy Warhol, que adotou a banda e ajudou a divulgá-la. Ele também lançou discos solo cultuados, como “Transformer”, de 1972, produzido por David Bowie, e “Berlin”, de 1973. A única música que Lou Reed conseguiu transformar em sucesso nas rádios dos EUA foi “Walk on the wild side”, de 1972.

Cinco décadas na história do rock

Nos final dos anos 60, Lou Reed começou a carreira à frente do Velvet Underground. Foram três discos naquela década, todos reconhecidos pela crítica como importantes para o rock e influentes no surgimento do punk em Nova York e do rock alternativo das décadas posteriores. Além da estreia de 1967, foram lançados “White Light/White Heat”, do ano seguinte, e “The Velvet Underground”, de 1969.

Com o Velvet, Lou Reed ajudou a colocar o experimentalismo e as narrativas sobre o submundo urbano, drogas e perversões sexuais entre as matérias primas do rock e do pop. Os anos 70 foram os mais importantes da carreira solo. Os discos mais lembrados deste período são “Transformer”, de 1972, e o depressivo “Berlin”, de 1973. Ele também lançou, em 1975, o controverso “Metal Machine Music”, com uma hora de barulho quase incessante.

Nas décadas seguintes, Lou Reed estabeleceu sua reputação como figura fundamental no rock, apesar de diminuir o número de lançamentos importantes. Entre os trabalhos mais reconhecidos estão “Blue mask”, de 1982, e “New York”, de 1989. O músico se casou em 2008 com a artista Laurie Anderson. Ela foi parceira em gravações feitas a partir do final dos anos 90.

O álbum mais recente lançado por ele foi a parceria com o Metallica “Lulu”, de 2011.Reed visitou o Brasil em 2010, para shows com o Metal Machine Trio. Ele também divulgou seu livro “Atravessar o fogo”. Entre os trabalhos solo, o mais recente foi “Hudson River Wind Meditations”, com músicas para meditação.

Sem comentário para "Morreu Lou Reed, o criador do Velvet Underground"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS