Hoje tem Baile do Baleiro

0comentário

Nesta quinta-feira (26), no Patrimônio Show (Praia Grande), tem o “Baile do Baleiro”, com o cantor e compositor Zeca Baleiro. O artista promete uma noite animada para quem for “bailar” na festa, que reúne, ainda, o “deejay” Ademar Danilo, a banda Baré de Casco e as cantoras Dicy Rocha e Patativa.

bailedobaleiro600

Esta é a segunda vez que Baleiro traz o baile idealizado por ele a São Luís. No primeiro, os convidados foram Odair José, Flávia Bittencourt, além dos “deejays Franklin e Pedro Sobrinho. Segundo o músico, o Baile é um encontro de várias linguagens por meio de músicas de gerações diversas. Sobre a escolha dos nomes dos artistas locais para a festa, Baleiro explica que, mesmo à distância, tem acompanhado a efervescência da cena musical de São Luís.

– Amigos músicos e produtores me abastecem de informações e discos e assim vou sacando, mesmo de longe, o que se vem produzindo por aí. Claro que podiam ser outros, mas outros bailes virão. A cena local estará muito bem representada por essas duas artistas de gerações muito interessantes e criativas – Dicy e Patativa – frisa Baleiro.

Sobre o repertório do show, algo sempre muito aguardado pelos fãs, o artista relata que as músicas são uma escolha dele em parceria com a banda. “Proponho um primeiro roteiro e depois a banda também traz as sugestões”.

Assim, acompanhado de um naipe de sopros e backing vocais sempre afinados, Zeca pinça composições de nomes como Anastácia, Novos Baianos, Pinduca, Wando, Simonal, Originais do Samba, Roberto e Erasmo, Tim Maia, Hyldon e Angelo Máximo, entre outros.

Entre os sucessos garantidos no Baile estão Fogo e Paixão (Wando), Louras Geladas (RPM), Mesmo que Seja Eu (Erasmo), Nem Ouro Nem Prata (Rui Maurity), Mulher Brasileira (Benito di Paula), Fio Maravilha (Jorge Ben Jor), Sobradinho (Sá e Guarabyra) e Anunciação (Alceu Valença). Baleiro também costuma tocar sucessos próprios, como Babylon e Heavy Metal do Senhor.

Início

O Baile do Baleiro é um projeto iniciado em 2004, com participação de Roger (Ultraje a Rigor) e Moraes Moreira, entre uma série de atrações e convidados músicos, e retomado no final de 2006, quando caiu no gosto dos paulistanos em noites memoráveis, de lotação esgotada com participação de artistas como Chico César, Zé Geraldo, Tonho Penhasco, Alzira Espíndola, André Abujamra, Lanny Gordin, Vange Milliet, Maurício Pereira etc.

A partir daí, o Baile ganhou o Brasil e promoveu grandes encontros com artistas em cidades como Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Natal e Belo Horizonte, além de voltar anualmente a São Paulo.

Entre outros artistas, Baleiro já recebeu em seu Baile nomes como Odair José, Vânia Abreu, Max de Castro, Théo Werneck, Jica y Turcão, Skowa, o cantor e compositor angolano Filipe Mukenga, Márcio Greyck, Chico Amaral, Kleiton & Kledir, Hyldon, Zélia Duncan, Robertinho de Recife e Fagner.

Zeca Baleiro explica que, se depender dele, o Baile não só terá vida longa, mas também outro formato. “Meu sonho é fazer do Baile um programa de TV, mostrar novos e velhos artistas, mostrar canções que estão no imaginário coletivo do brasileiro, investigar a memória musical do país”, planeja o artista.

Sem comentário para "Hoje tem Baile do Baleiro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS