Música faz bem aos ouvidos, mas no volume certo !

0comentário

Independente do estilo musical, ouvir música faz bem, inclusive para a saúde. Um mundo sem canções seria algo sem graça, afinal, melodias fazem parte de nossas vidas. Ou vai dizer que você nunca ouviu uma música que a tranquilizou ou que retratava um momento especial de sua vida?

A música traz inúmeros benefícios: reduz a ansiedade e a solidão, nos torna mais humano, melhora relacionamentos e permite que o corpo fique mais relaxado. Mas, se tocada num volume muito alto pode ser prejudicial.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), há, atualmente, no Brasil 500 milhões de pessoas com problemas auditivos, mas até 2015 este número deve subir para 700 milhões.

A fonoaudióloga Isabela Pereira Gomes explica que aqueles que ouvem músicas com o volume alto e constante mais de 5 horas por semana são os mais expostos aos danos. “Ao ouvir uma música nessa intensidade, o músculo que protege o ouvido interno, onde estão as células auditivas, se contrai e relaxa. Com o tempo, esse movimento acabando perdendo a eficiência.”

De acordo com a especialista, um pequeno problema na audição frequentemente é um sinal de alerta. “Uma perda auditiva irreversível poderá ser instalada. E, normalmente, as frequências mais atingidas são as responsáveis pela inteligibilidade de importantes sons da nossa língua”, explica.

Fique atento ao volume a que você expõe seus ouvidos. Preservar a audição é fundamental para continuar apreciando novas canções.

Sem comentário para "Música faz bem aos ouvidos, mas no volume certo !"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS