‘Noite Groove’ com Pedro Sobrinho e Samy Ben Redjeb

0comentário

São Luís recebe nesta quinta-feira (20/2), Samy Ben Redjeb, DJ tunisiense naturalizado alemão, que tem como principal característica a dedicação em pesquisas de sons oriundos de países africanos e latinos, apresentando ao vivo verdadeiras raridades musicais. DJ Samy, como é conhecido mundialmente, é criador do selo Analog Africa, com sede em Frankfurt, na Alemanha, em que relança músicas de Afrobeat gravadas nas décadas entre 1960 e 1980 após um garimpo minucioso em sebos e arquivos pessoais e públicos. A apresentação do ‘deejay’ será dentro do projeto “Noite Groove”, capitaneado pelo ‘deejay’ Pedro Sobrinho, que também fará discotecagem com um ‘set’ de acid jazz, som do mangue, trip hop, afrobeat, no Seu Guma (Boteco Gastronômico), Rua dos Perequitos, número 14 – Renascença II, atrás do Edifício Office Tower. O evento começa às 20h.

samyredjeb7600

Sua passagem por pela capital maranhense ocorre por ocasião do KulturTour, evento itinerante que difunde a cultura alemã no Brasil, mas a apresentação na cidade não é a única atividade planejada pelo profissional da música.

Aprofundando pesquisa de ritmos brasileiros, que não Samba e Bossa Nova, o DJ tunisiense busca descobrir um Brasil desconhecido até por muitos brasileiros. A coletânea de ritmos nacionais é sucessor do disco duplo “The Colombian Melting-pot 1960 – 1985”, em que reúne canções esquecidas da Colômbia no período pesquisado por Samy.

Aproveitando as atividades itinerantes do KulturTour em Fortaleza, Teresina, São Luís e Belém, o DJ finaliza a pesquisa sobre os ritmos brasileiros. Integra a lista de artistas pesquisados o cearense Messias Holanda, com dois carimbós gravados na década de 1980.

A pesquisa do DJ Samy aproveita o bom momento música Afrobeat no mercado internacional. O estilo foi criado pelo músico Fela Kuti, cantor nigeriano politizado, que misturou ritmos iorubas com soul e jazz americanos, na década de 1970.

O estilo encontra eco atualmente nas produções de grupos como Abayomy, Bixiga 70, Metá-Metá, André Sampaio e Iconili, que não deixam nada a dever a nomes como Budos Band, Antibalas e Souljazz, expoentes da onda africana que nos últimos dez anos tomou o cenário independente em Nova York, Paris e Berlim.

Outros artistas brasileiros representantes do estilo são: Bayomy, Criolo, Zebrabeat, Bnegão e Tonho Croco.

djpedrosobrinho1600

KulturTour

“Alemanha+Brasil 2013-2014” é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, em cooperação com o Goethe-Institut, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), o Ministério da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e a Federação das Indústrias Alemãs. Com atividades itinerantes centradas em um caminhão projetado pelo artista alemão Jim Avignon e o brasileiro Carlos Dias, o veículo visita 17 cidades brasileiras de norte a sul, com apresentação de teatro, cinema, instalações artísticas, djs, uma biblioteca com acervo de 1000 mídias, contações de histórias, workshops e festas.

Serviço:

O Que:

Noite Groove, com os ‘deejays’ tuniense naturalizado alemão, Samy Ben Redjeb e Pedro Sobrinho (MA)

Onde:

Seu Guma (Boteco Gastronômico), Rua dos Perequitos, número 14 – Renascença II, atrás do Edifício Office Tower

Quando:

Dia 20/2/2014 (Quinta-Feira)

Horário:

20h

Entrada:

R$ 10,00 (Dez Reais)

Sem comentário para "‘Noite Groove’ com Pedro Sobrinho e Samy Ben Redjeb"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS