Ylian Cañizares: “evocando os orixás em SLZ”

0comentário

Na tarde desta sexta-feira (8/9) tive o prazer de conversar com a violinista e cantora cubana Ylian Cañizares, uma das atrações da noite de sábado (9) e da última noite da 6ª edição do Lençóis Jazz e Blues Festival, na Praça Maria Aragão, na avenida Beira-Mar, no Centro Histórico de São Luís, realização da Tutuca Produções.

yliancanizares

Simpática e cheia de charme, Ylian me presenteou com o primeiro CD, composto de onze faixas. Depois começamos a conversar. Ela disse estar dividida entre Havana, capital de Cuba, sua terra natal, e a Suíça. É uma artista que pode tocar sonatas de Bach, swing de New Orleans e ao mesmo tempo despertar divindades iorubás.

– Sou uma artista que divido o meu tempo morando em Cuba e na Suíça. Essa ponte-áerea é tem sido significativa para minha vida musical. Sou uma artista de influência clássica, que reativo o poder híbrido do jazz latino, comungando com as divindades iorubás. Ao saber da ligação com os cultos africanos, me faz apreciar o Brasil. É legal tocar aqui e me sentir próxima dessa matriz africana aqui existente e que faz do meu repertório jazzístico.

Ylian disse, ainda, não esquecer suas raízes, mas que sempre procura dar uma percepção inovadora e com uma característica peculiar e particular ao mostrar essa música para o mundo.

Aos poucos, a artista vem conquistando o mercado brasileiro. Em março deste ano, ela foi uma das atrações do Festival de Jazz de Guaramiranga, no Ceará. Indagada sobre a receptividade do público, Ylian afirmou ter vivenciado uma experiência maravilhosa.

– O público brasileiro me encanta, me emociona. É caloroso, generoso e entusiasta. Costumo dizer que o sucesso de show é 50% da performance do artista e outros 50% são da participação da plateia. Quando isto acontece, eu me inspiro e me entrego no palco. E foi o que aconteceu no meu show no Festival de Jazz de Guaramiranga – ressaltou.

E se o assunto é a música e o músico brasileiro, Ylian cita Caetano Veloso, Gal Costa, João Bosco, como alguns artistas de cabeceira. Ela adiantou que vai gravar o segundo disco, a partir de novembro. O disco é produzido por Alê Siqueira. “Pretendo revisitar a raiz da música brasileira e a partir daí colocar o meu tempero”, assegurou.

Ylian Cañizares será a segunda atração da noite de sábado. Ela será acompanhada pelo trio Ochumare (Oxumaré). Abel Marcel (piano), David Brito (contrabaixo) e Cyril Megamey (bateria e percussão). E quanto ao repertório do show em São Luís, a violinista e cantora promete um momento especial para o público.

– Eu irei apresentar uma oração chamada “Beroni Abebe Osun (Oxum). É um mantra dedicado aos deuses, orixás, que serão evocados com um toque do folclore maranhense. Essa será a primeira vez apresento esse tema ao vivo”, frisou.

Sem comentário para "Ylian Cañizares: “evocando os orixás em SLZ”"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS