Faixa a Faixa do novo álbum do U2

0comentário

Um faixa a faixa de “Songs of Innocence”, novo álbum da banda irlandesa U2.

U2 photographed by John Wright

1. “The Miracle (of Joey Ramone)”

Com guitarras distorcidas, esse é o típico pop rock de melodia fácil do U2 fase pós-2000. Homenageia Joey Ramone, ex-vocalista dos Ramones, um dos grandes ídolos de Bono, Nos versos, o vocalista relembra a primeira vez que ouviu a pioneira banda punk. “O som mais bonito que eu já ouvi / Estávamos peregrinos em nosso caminho.”

2. “Every Breaking Wave”

Mais lenta, a faixa tem um instrumental com verve oitentista e refrão “levanta estádio”, do jeito que o U2 gosta de fazer e já ensinou aos discípulos do Coldplay. A letra, que precisou ser reescrita junto de toda a música, aborda preocupações mundanas.

3. “California (There Is No End to Love)”

Depois de homenagear os Ramones, o U2 presta aqui seu tributo aos Beach Boys. A introdução emula as harmonias vocais da banda de Brian Wilson. Traz a memória da primeira turnê do grupo à Califórnia, no início dos anos 1980.

4. “Song for Someone”

Com violões, a música fala de um amor ingênuo e verdadeiro, referência clara ao de Bono por sua mulher, Ali, com quem está junto desde a adolescência. O arranjo em crescimento lembra o do hit “Walk On”. Um dos momentos mais “anos 2000” do álbum.

5. “Iris (Hold Me Close)”

A guitarra reverbera “Pride (In the Name of Love)”, enquanto a bateria impõe a pegada seca do pós-punk. Na letra, Bono rememora a perda da mãe, que morreu após passar mal no funeral do avô do vocalista, quando ele tinha 14 anos.

6. “Volcano”

Com o baixo distorcido de Adam Clayton à frente, a faixa é pontuada pelos variados timbres de guitarra de The Edge. Soa moderna, como um U2 carregado de Black Keys, embora mais “sintético”.

7. “Raised by Wolves”

Essa é a tradição das canções politizadas do U2. A letra conta a história de um carro-bomba que explodiu perto da casa de Bono, trazendo uma sonoridade que retoma os primeiros álbuns da banda.

8. “Cedarwood Road”

Cadenciada e com algum “groove”, presta homenagem a Guggi Rowan, amigo de infância do vocalista, que canta com nostalgia: “Era uma zona de guerra na minha adolescência / Eu ainda estou de pé naquela rua”.

9. “Sleep Like a Baby Tonight”

Recheada de teclados, a balada remonta aos tempos de “Achtung Baby” (1991), com uma letra intimista que fala possivelmente sobre o pai de Bono. Destaque para ao belo solo do guitarrista The Edge no final da música.

10. “This Is Where You Can Reach Me”

Segundo Bono, a música, de levada mais pop, foi inspirada em um show do The Clash que ele e os companheiros assistiram em 1977. Saíram de lá arrebatados. “Rendição completa / A única arma que conhecemos.”

11. “The Troubles”

Climática, traz a batida do trip-hop e a participação da cantora Lykke Li, que canta sozinha o refrão. Mais uma letra de cunho pessoal de Bono, desta vez sobre como superar seus receios e problemas.

Sem comentário para "Faixa a Faixa do novo álbum do U2"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS