Café Literário e os 25 anos do Projeto Reviver

0comentário

O Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (CCOCF), órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) realiza mais uma edição do Café Literário. A palestra deste mês é “Projeto Reviver 25 anos”, com a presença do engenheiro Luíz Phelipe Andrès. Aberto público, será na terça-feira (23), às 18h30, na Galeria Valdelino Cécio, no CCOCF (Praia Grande – Centro Histórico de São Luís).

luizphellipe640

Luíz Phelipe Andrès este à frente do Projeto Reviver, que restaurou a área da praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. Ele falará de sua experiência, com apresentação de imagens fotográficas originais recuperadas do final do século XIX, as quais revelam as dimensões da cidade no período. E prossegue com a evolução urbana apresentada em cartografia e com caracterização da área enfocando a tipologia arquitetônica e o urbanismo, e mostrando também o grau de abandono que atingiu até a década de 70. Em seguida fala do marco conceitual, da gênese do programa, e da sua estrutura. E finaliza com a documentação fotográfica dos diversos tipos de intervenções já realizadas comparando imagens de antes e depois.

O palestrante Luíz Phelipe Andrès, natural de Juiz de Fora (Minas Gerais), é radicado no Maranhão desde 1997. Engenheiro de formação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Mestre em Desenvolvimento Urbano, pela Universidade Federal de Pernambuco, atualmente é Conselheiro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde atua em temas como história, patrimônio cultural, tombamento, monumento nacional, construção naval artesanal.

Phelipe Andrès vem se dedicando às atividades na área cultural, como um dos fundadores do Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís, do qual foi coordenador por mais de 27 anos, também é responsável pelo Setor de Pesquisa e Documentação do Programa e Idealizador e coordenador do Projeto de Restauração e Transcrição Paleográfica desses Livros. Foi secretário da Cultura no governo Edson Lobão entre os anos de 1992 e 1994.

A entrada franca. Mais informações pelo telefone: 3218 9931.

Sem comentário para "Café Literário e os 25 anos do Projeto Reviver"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS