Vencedores da Mostra À Mercê das Artes

0comentário

A Fundação da Memória Republicana Brasileira, com apoio das Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, premiou na tarde desta quinta-feira estudantes e escolas que apresentaram os melhores trabalhos na Mostra À Mercê das Artes, promovida em setembro, em sua sede, no Convento das Mercês. Foram entregues medalhas a todos os vencedores e troféu aos trabalhos que alcançaram primeira colocação nas 11 categorias distribuídas entre as cinco linguagens: artes visuais, música, dança, teatro e literatura.

mercedasartes

No auditório da FMRB, centenas aguardavam ansiosamente pelo resultado e comemoravam com animação a cada nome dos vitoriosos anunciados. Os primeiros prêmios apresentados foram da área de Literatura. Na categoria Ensino Fundamental, venceu Júlio César Rocha, da U.I. Sagarana II, com o texto “A descoberta da razão da existência”, já no Ensino Médio, o Liceu Maranhense alcançou a primeira colocação com a obra da aluna Victoria Chaves.

Já na categoria Pintura, venceram os estudantes da U. I. Santa Tereza, com a obra coletiva “Somos Escravos?”. As ilustrações de Martha Jaqueline Costa, e as imagens de Larissa Collins Micenas, ambas do Liceu Maranhense, levaram os prêmios das categorias Desenho e Fotografia, respectivamente.

Do Liceu Maranhense também saiu os vencedores de Música da categoria Ensino Médio, o grupo Black Gospel. A Música premiou ainda os alunos do Colégio Militar Tiradentes, na categoria Ensino Fundamental, que executaram um pout-pourri de Asa Branca, Minha Canção e Boi de Lágrimas. “Acho que merecemos este prêmio porque ensaiamos muitos, brigamos, nos empenhamos para fazer esta apresentação, e também pelo empenho da escola, do nosso diretor que sempre apoiou nosso trabalho”, contou Waber Lobato, 17 anos, do grupo Black Gospel.

Uma das mais esperadas premiações a serem anunciadas foram as da linguagem Teatro, que revelou grandes talentos reconhecidos pelos jurados. A U.I Maria José Aragão, que apresentou uma releitura de O Desejo de Catirina, conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio, emocionando os atores principais da pequena companhia, Wend Rodrigues (Catirina) e Pedro Silva (Pai Francisco).

O C.E. Maria Socorro Almeida ficou com o primeiro lugar na categoria Ensino Médio com a apresentação de “Um Gol Contra do Crack”, e também na linguagem Dança (Ensino Fundamental) com a coreografia “Projeto Afro Entre Sombras e Luzes/ Quilombo Parte 1”. A professora Cláudia Matos, que coordenou as apresentações da escola ressaltou a importância da mostra. “A arte é um caminho que leva o aluno a se interessar pelo estudo, um caminho de transformação da sociedade e da própria escola num universo mais amplo”, disse.

No Ensino Médio, o grupo de alunos da escola U.I Maria José Aragão foi premiado nas três primeiras colocações, com as coreografias Bolero Afro, Baião de dois e Xaxado. O estudante Ramon de Sá, de 17 anos, que participou das três apresentações, disse que foi especial receber o prêmio. “Quando você é premiado e tem o reconhecimento de uma instituição como esta fundação é muito melhor. A concorrência foi boa e serve de estímulo para os alunos”, afirmou.

O professor Wilson Marques, que coordenou os trabalhos da escola, agradeceu a oportunidade de trazer seus alunos para um ambiente criativo como foi o festival e parabenizou a inciativa da FMRB. “Foi um dia para entrar para a história da Fundação, para a história da Educação, e para a história da nossa escola. O poder público precisa abrir mais espaços para iniciativas como essa da FMRB, porque sabemos o acesso das escolas públicas a atividades desse gênero é sempre mais difícil”, ressaltou o professor.

A presidente da FMRB, Anna Graziella Santana Neiva Costa, reforçou o empenho da fundação em realizar eventos voltados para a educação e que, principalmente, despertem o interesse dos estudantes em desenvolver trabalhos culturais e científicos. “Toda nossa equipe se empenhou para promover essa mostra competitiva, nosso projeto mais ousado, e apostou nos talentos escondidos nas escolas públicas, justificando a existência desse órgão que fomenta a arte e a cultura entre os jovens”, finalizou.

Desfile – Antes da premiação, houve apresentação do coral Canto Curumim e em seguida um desfile de moda idealizado pelo estudante Jean Sands composto de vestidos de noiva confeccionados com material E.V.A. exclusivamente para a Mostra À Mercê das Artes. Segundo ele, os dez vestidos da coleção R.E.V.A., cinco vermelhos e cinco brancos, representam a ousadia e pureza, respectivamente.

“Me sinto grato por poder participar do encerramento do evento, porque não havia categoria em que encaixasse meu trabalho para que eu concorresse a prêmio na mostra. Fico feliz do público ter gostado, o que me faz correr ainda mais atrás dos meus sonhos”, disse o jovem estilista que foi ovacionado pelos estudantes e professores presentes.

A lista completa dos premiados está disponível no site da Fundação da Memória Republicana Brasileira (www.fmrb.ma.gov.br).

Sem comentário para "Vencedores da Mostra À Mercê das Artes"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS