BR-135 ocupa São Luís com Arte e Cidadania

0comentário

O BR-135 ocupa São Luís com arte e cidadania. É com essa proposta que o projeto monta o palco no centro histórico de São Luís do Maranhão, no período de 18 a 21 de dezembro. São dois eventos simultâneos, o Festival BR 135, com shows da cantora Céu, dos paraenses Felipe Cordeiro e dona Onete, da banda pernambucana Mombojó, além de 14 bandas selecionadas; e o Conecta Música, com palestras, workshops, oficinas e rodada de negócios. Quem movimenta essa estrada musical é a dupla Criolina ‒ formada pelos músicos Alê Muniz e Luciana Simões.

ceupalco640

O festival será aberto oficialmente na noite do dia 18 de dezembro, com show de Céu, no Teatro Arthur Azevedo. Antes, às 17h, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Rogê abre o Conecta Brasil com palestra e exibição do vídeo do movimento Ocupe Estelita.

Depois de Céu, o palco é a praça, com Felipe Cordeiro e Dona Onete, a grande dama do carimbó do Pará, dia 19, e Mombojó, dia 20, todos na Praça Nauro Machado, localizada no bairro da Praia Grande. As 14 bandas selecionadas pela organização, entre mais de 100 inscritas de todos os cantos do Brasil, também se apresentarão no palco dessa praça, e na Praça da Juventude. As praças e o centro cultural ficam localizados no bairro da Praia Grande, centro histórico da capital maranhense.

donaonete640

As palestras, oficinas, workshops e rodada de negócios do Conecta Brasil serão concentrados no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Entre os convidados confirmados estão o músico Marcelo Yuka e o produtor Rogê, do movimento Ocupe Estelita (PE), na programação de palestras; Evaldo Luna e Marcelinho da Lua, nas oficinas; e Leonardo Salazar, nos workshops.

Os nomes das bandas selecionadas pela comissão do festival serão divulgados na plataforma Toque no Brasil até dia 15 de novembro (www.tnb.art.br/rede/festivalbr135). “Nossa intenção é mapear o Brasil, trazendo artistas de várias regiões, para criar pontes e BRs, aproximando os vários brasis por meio da música”, afirma Alê Muniz, idealizador do projeto ao lado de Luciana Simões, a outra metade da dupla Criolina.

felipecordeiro640

– O que estamos propondo nesta edição do BR 135 é uma reflexão sobre o centro histórico de nossa cidade, tombado pela Unesco e ao mesmo tempo abandonado pelo poder público. Essa realidade que se repete em várias cidades do país, como São Paulo, Rio e Recife, não é diferente por aqui. Por isso estamos trazendo o Rogê, de Recife, e o pessoal de São Paulo, entre outros, para contar suas experiências em ações de valorização do centro de suas cidades”, afirma Luciana. “Entendemos que o nosso maior patrimônio não é simplesmente o conjunto arquitetônico, mas a relação dele com as pessoas da cidade – completa Alê.

Os dois eventos são realizações do projeto BR 135. O Festival contou com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Companhia Energética do Maranhão. O Conecta Brasil tem patrocínio da Vivo.

Para o show de abertura, no Teatro Arthur Azevedo, o público deverá trocar um ingresso por um quilo de alimento não perecível. Esses alimentos serão distribuídos a creches comunitárias cadastradas pela organização.

mombojo640

FESTIVAL BR 135

Dias 18, 19 e 20/12

Shows

Teatro Arthur Azevedo, 20h

Céu 18/12

Entrada: Mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

Praça Nauro Machado, 20h

Felipe Cordeiro e dona Onete 19/12

Mombojó 20/12

CONECTA MÚSICA

Dias 18, 19 e 20/12

Palestras

– Ocupe Estelita!

Rogê (PE)
– Arte e Cidadania
Marcelo Yuka (RJ)
– Economia criativa e gestão de carreira
Alex Antunes (PA)
– Políticas Públicas
Cláudio Prado (PR)
– Música: possuir ou acessar
Mauricio Bussab (SP)
– Entendendo a rede fora do eixo
Ivan Ferraro (CE)

– Identidade visual em capas de discos

Alex Soares (MA)
WORKSHOPS

– Coempreendedorismo na música: tecendo conexões para a mudança
André Martinez (SP)
– Formalização de empreendimentos culturais: estrutura organizacional, administração de pessoal, finanças, contabilidade, material e orçamento
Leonardo Salazar (SP)

OFICINAS

– Teoria de violão popular
Nosly Jr. (MA)
– Tambor de Crioula
Mestre Amaral (MA)
– Gaita
Junior Mourix (MA)
– Vídeo Mapping
Alex Soares (MA)
– Operação de Áudio
Evaldo Luna (SP)
– DJ
Marcelinho da Lua (RJ)

Sem comentário para "BR-135 ocupa São Luís com Arte e Cidadania"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS