Noite de “Incantaria” com Rita Benneditto

0comentário

Uma noite impecável. Uma noite de encantamento com Rita Benneditto, no Teatro Artur Azevedo, numa produção de Elza Ribeiro (irmã da artista) e Guilherme Frota Produções. Quem se permitiu a sair, no sábado (30/5), de casa para assistir a cantora maranhense, nascida em São Benedito do Rio Preto, no interior do Maranhão, se deparou com uma Rita intensa e completa no palco. Vestida e tomada por uma entidade, chamada música (que já definiu como a sua religião) entrou em cena, após alguns anos sem pisar no palco do imponente Teatro Artur Azevedo, acompanhada de quatro músicos, batizados de “Incantados”.

Foto: Ciro Trindade/Facebook
Foto: Ciro Trindade/Facebook

Em quase duas horas, Rita contagiou a plateia com força e vitalidade, com o seu trabalho conceitual e de pesquisa, em que faz o elo das sonoridades tradicionais com elementos modernos com equlíbrio, e resgata a tradição musical maranhense, unindo os timbres de guitarra, baixo, percussão, bateria e ‘samplers’ e ‘beats’ eletrônicos. Tudo isso arquitetado pela “incantaria” dos músicos, Frederico Ferreira (guitarra e vocal),  Lúcio Vieira (bateria), Ronaldo Silva (percussão e vocal) e Pedro Dantas (contrabaixo e vocal), filho do regente e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Alberto Dantas. Pedro Dantas, que nasceu em Recife (PE), adotou São Luís do Maranhão para viver, toca com Baby do Brasil e Vanessa da Mata.

Foto: Márcio Vasconcelos
Foto: Márcio Vasconcelos

Personalidade

Enfim, uma noite “i(e)ncantadora em que Rita assumiu o seu lado macumbeiro respaldada pelo historiador e antropólogo Luís da Câmara Cascudo, “Ê Macumbê”, de Villa Lobos e o “Bat Macumba”, da antropofagia psicodélica tropicalista dos Mutantes. E deixou bem clara que a macumba é uma designação genérica dada a vários cultos sincréticos praticados comumente no Brasil e fortemente influenciados por religiões como o catolicismo, espiritismo, umbanda, candomblé e cultos ameríndios. A “Macumba”, também, pode se referir a um antigo instrumento musical de percussão africano, uma espécie de reco-reco, que é um patrimônio do samba.

O recado deixado por Rita em “Encanto”, é de que a música é a única deusa, entidade que consegue estar em todos os lugares, em qualquer tempo, espaço, funcionando como a religião de todos.E Rita sai de cena reverenciando o Maranhão, numa ‘fusion’, um ‘ecumenismo’ sonoro, de reggae/bumba meu boi de orquestra de Axixá, e a impressão de ter nascido no palco…

Sem comentário para "Noite de “Incantaria” com Rita Benneditto"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS