Assista “Brincando na Floresta” com Mestre Apolônio

0comentário

O tempo é implacável. É chegada a hora de partir. E lá se vai mais um arquiteto da Cultura Popular do Maranhão deixando um hiato, pois o que ele produziu não é o ‘fake’,  que alguns defendem como se fosse a renovação do folclore. Infelizmente, lá se foi o Mestre Apolônio, Amo do Bumba Meu Boi da Floresta, que morreu aos 96 anos, na noite dessa terça-feira, dia 2/6, vítima de insuficiência renal, no Hospital de Alta Complexidade Doutor Carlos Macieira.

Mestre Apolônio: 1918-2015
Mestre Apolônio: 1918-2015

O Mestre Apolônio, que nasceu 23 de julho de 1918 no município de São João Batista, veio para São Luís em 1939. Sobreviveu ao acidente do navio Maria Celeste, que pegou fogo na baía de São Marcos em 1954. Além de trabalhar com estivador, ele dedicou a vida à manutenção da tradição folclórica do bumba meu boi, Patrimônio Cultural Brasileiro. Ao lado de outro Mestre, Coxinho, foi um dos fundadores do bumba meu boi de Pindaré, conhecido pela exuberância dos cazumbás e sonoridade singular. Há 42 anos criou o tradicional boi da Floresta, sediado no bairro da Floresta, em São Luís. O grupo mantém o sotaque de Pindaré, que marca o legado do Mestre Apolônio para a cultura maranhense.

Brincando na Floresta

A jornalista e cineasta carioca, Giselle Bossard, radicada em São Luís, homenageia o Mestre Apolônio em um documentário que conta a história do boi da Floresta e, ao mesmo tempo, relata a vida de dedicação do amo do boi para preservar a Cultura Popular do Maranhão.

Sem comentário para "Assista “Brincando na Floresta” com Mestre Apolônio"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS