São Luís sedia Seminário Rede de Rádio e TV Digital

0comentário

Será realizado nesta sexta-feira, dia 3/7, o seminário Rede Legislativa de Rádio e TV Digital no Interior do Brasil, a partir das 14h, no auditório Fernando Falcão, do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Av. Jerônimo de Albuquerque, Sítio do Rangedor, Calhau, em São Luís. O evento é uma iniciativa da Câmara dos Deputados, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, visa divulgar a Rede Legislativa e orientar as assembleias estaduais e as câmaras municipais sobre a criação de suas próprias emissoras de rádio e televisão, de forma a aproximar os parlamentares dos cidadãos.

alma640

A abertura do evento contará com as presenças dos presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha; da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Humberto Coutinho; e da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum; além do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini; do governador do Maranhão, Flávio Dino; e do secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, deputado federal Cleber Verde.

Rede Legislativa

A Rede Legislativa de TV é resultado de parceria entre a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, assembleias e câmaras municipais, por meio de acordos de cooperação, com o objetivo de viabilizar e ampliar a transmissão do sinal de TV digital aberto e gratuito das emissoras legislativas por todo o País. O acordo prevê que Câmara e Senado instalem as operações das emissoras das duas casas em 13 capitais cada, dividindo o canal e, por consequência, os custos de transmissão.

A proposta também contempla parceria com as assembleias legislativas e câmaras municipais, que, por sua vez, se comprometem a arcar com os custos de infraestrutura e custeio, tais como aluguel da torre e manutenção dos equipamentos. O compartilhamento de custos e de responsabilidades é viável porque a TV digital oferece o recurso da multiprogramação, permitindo que um único canal seja dividido em quatro, com cada emissora transmitindo, durante 24 horas, sua programação individual/independente, com alta qualidade de imagem e áudio.

Atualmente, existem 30 emissoras de TV no ar, com previsão de chegar a 60 em breve. Mais de 400 câmaras municipais já solicitaram adesão à Rede Legislativa e aguardam a liberação de novos canais pelo Ministério das Comunicações.

No caso das rádios, a Câmara dos Deputados assina acordos de cooperação técnica com câmaras municipais e assembleias legislativas para possibilitar a transmissão da programação da Rádio Câmara de Brasília em parceria com as rádios dessas casas legislativas. Assim, a Rede barateia seus custos e se multiplica para oferecer aos cidadãos a oportunidade de conhecer o legislativo brasileiro no veículo mais popular do País, o rádio.

O Ministério das Comunicações já liberou a consignação para canais em frequência modulada (FM) para 21 municípios, incluindo Cuiabá (MT), onde as transmissões foram inauguradas no dia 23 de junho, e Bauru (SP), onde a Rádio Câmara já opera em caráter experimental.

Programação do seminário

14h – Abertura com o governador Flávio Dino; o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha; o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Humberto Coutinho; o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum; o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini; o secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, deputado federal Cleber Verde; e autoridades convidadas.

15h – Palestra “Rede Legislativa de Rádio e TV”, com Evelin Maciel, diretora da Coordenação da Rede Legislativa de Rádio e TV, Secom, Câmara dos Deputados.

16h – Palestra “Como montar emissoras legislativas de rádio e TV”, com Flavio Menezes, diretor da Coordenação de Infraestrutura, Secom, Câmara dos Deputados.

17h – Palestra “Grades de programação e troca de conteúdos em emissoras legislativas de rádio e TV”, com Alessandra Anselmo, diretora da Coordenação de Conteúdo, Secom, Câmara dos Deputados.

Encerramento: coquetel com apresentação de grupo folclórico local.

SERVIÇO

Seminário Rede Legislativa de Rádio e TV Digital no Interior do Brasil

Data: 3 de julho (sexta-feira)

Horário: 14h

Local: Auditório Fernando Falcão, do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Av. Jerônimo de Albuquerque, Sítio do Rangedor, Calhau, São Luís)

Sem comentário para "São Luís sedia Seminário Rede de Rádio e TV Digital"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS