Sarau para celebrar a Literatura de Cordel

0comentário

Para comemorar o Dia do Poeta da Literatura de Cordel uma programação especial foi montada. O Sarau do Cordel, espaço que vai reunir importantes nomes da área, ocorre nos dias 31 de julho, em São Luís e 1º agosto em Santa Inês.

GEDSC DIGITAL CAMERA
GEDSC DIGITAL CAMERA

Em São Luís, o evento será no Teatro Cidade de São Luís, na rua do Egito, Centro Histórico da Capital Maranhense, e em Santa Inês, será na Praça da Saudade, sempre a partir das 19h.

O evento reunirá poetas e cordelistas como Raimunda Frazão, Paulinho Nó Cego, Colibri do Norte, Celso Aires, Vital Ferreira e Jojoh Fersan, além do convidado especial Oliveira de Panelas, vindo diretamente da Paraíba. A noite contará também com um pocket show da dupla Pedro e Igor.

O evento é coordenado pelo poeta Moizes Nobre, graduado como arte-educador pela Universidade Federal do Maranhão, que está pesquisando e mapeando as obras literárias em cordel maranhense. “Fico honrado em fazer parte da história do cordel.

O Cordel

A literatura de cordel é um gênero muito popular, transmitido de forma oral e impressa, que chegou ao Brasil pelas mãos dos trovadores portugueses, instalando-se no Nordeste brasileiro.  O nome “cordel” deriva da forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes.

Os temas dos livretos são diversificados, variando desde narrativas populares a aventuras, histórias de amor, humor e política. O texto é escrito de forma cômica, normalmente ilustrado por xilogravuras, e as declamações são cadenciadas. O cordel se institucionalizou e a Academia Brasileira de Literatura de Cordel foi fundada em setembro de 1988 no Rio de Janeiro.

Serviço:

O que: Sarau do Cordel – 1º ano em São Luis e 3º ano em Santa Inês
Quando: 31 de julho, no Teatro da Cidade de São Luis e 1º de agosto, na Praça da Saudade em Santa Inês
Atrações: Colibri do Norte , Raimunda Frazão, Paulinho Nó Cego, Tibúrcio Bezerra, entre outros.
Convidado especial: Oliveira de Panelas (PB)
Organização: Moizes Nobre

Sem comentário para "Sarau para celebrar a Literatura de Cordel"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS