Adriano Grineberg realiza oficina em Barreirinhas

0comentário

Estados Unidos, Europa ou África: tanto faz. Para a música, não importa de onde um bom som surge, o importante é transformar a música em uma grande festa. E o jazz e o blues são dois gêneros que têm a capacidade de transformar a alma humana. E, com esta característica peculiar, a sétima edição do Lençóis Jazz & Blues Festival, evento que tem os patrocínios do governo do Maranhão e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, teve início na manhã desta sexta-feira (18), com a realização da Oficina de Piano ministrada pelo músico Adriano Grineberg, na Igreja Nossa Senhora da Conceição em Barreirinhas (Igreja Matriz). A oficina que reuniu crianças do quarto ano da Escola Municipal João XXIII e da Escola de Música de Barreirinhas foi uma aula de ritmos e da história do jazz e blues, entre outros gêneros musicais.

Oficina musical com crianças em Barreirinhas. Foto: Assessoria Festival
Oficina musical com crianças em Barreirinhas. Foto: Assessoria Festival

Com muita simpatia e carisma, Grineberg fez uma verdadeira viagem pela linha do tempo dos dois ritmos. E o contato entre o professor e os alunos foi além do que uma simples aula de música.

“Um workshop desses, você não é o professor, você é o aluno também. Aqui eu deixei um pedaço do meu conhecimento e estou levando um pedaço das experiências das pessoas pela forma como o público participa. Você vê nos olhares das pessoas. A gente tinha aqui filhos de agricultores e de pescadores, tinha maestros, era um público heterogêneo. E de certa forma, a gente estava integrado”, disse Adriano Grineberg.

E a oficina virou uma festa de conhecimento para pequenos aprendizes da Escola de Música e da Escola Municipal João XXIII, ambas de Barreirinhas. “Gostei muito porque aprendi mais sobre o jazz e o blues e sobre outros lugares. Não sabia que a história do jazz e do blues era tão rica”, revelou Maria Eduarda, de 12 anos, aluna da Escola de Música de Barreirinhas. “Foi muito legal. A gente aprendeu demais. Eu gostei porque aprendi que o jazz e o blues vieram de outros países”, comentou Vanessa Vitória Gomes, de 9 anos, estudante Escola João XXII.

Durante duas horas Adriano Grineberg abordou de forma bastante dinâmica e divertida as diversas influências do blues e do jazz. As peculiaridades da música feita na África, na Europa e nos Estados Unidos foram mostradas com riqueza de detalhes e serviu para difundir uma pouco mais do jazz e do blues.

“Esse é um tipo de música que não é tão difundida no Brasil. É muito importante você desenvolver um festival e não só colocar o artista no palco. Estamos formando um público. Um garoto que está aqui pode ter ouvido uma música que ele nunca tinha ouvido na vida dele e isso vai marcar pra vida dele toda”, comentou Adriano Grineberg.

“O Adriano pôde contribuir com todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos de estudos e não ficou restrito somente ao piano. Ele deu uma volta na história da música indiana, africana, norte-americana e com uma forma bem lúdica de se ensinar de forma dinâmica e produtiva”, relatou o professor da Escola de Música de Barreirinhas, Diego Reis.

Programação

A programação oficial do Lençóis Jazz & Blues Festival prossegue no período vespertino. Às 16h será iniciada à oficina de animação e mostra de filmes do Grand Prix Anim!Arte Lençóis Maranhenses- Festival Internacional de Curtas-Metragens de Animação.

À noite, a festa da música chega à Avenida Beira-Rio, onde o palco principal foi montado às margens do Rio Preguiças de uma forma diferente para aproximar ainda mais o público dos artistas e deixar o clima da festa bem mais intimista. O cantor maranhense Claudio Lima será a primeira atração da noite desta sexta-feira. Em seu show, às 20h30, o músico terá a companha do pianista Henrique Duailibe. A dupla apostará em um repertório que irá passear por clássicos do jazz americano com pitadas de folclore maranhense.

Na sequência, às 21h30, um show com o pianista, cantor e compositor Adriano Grineberg, que é simplesmente um dos maiores nomes do blues contemporâneo brasileiro. O paulista transformará o jazz em uma expressão universal, inspirada nas raízes africanas do blues. “O show vai celebrar um encontro das muitas expressões da cultura africana e suas extensões”, revelou.

Encerrando a programação da primeira noite do Lençóis Jazz & Blues Festival, às 22h30, Igor Prado & Banda. Com apresentações mundo afora, a banda contabiliza participações nos festivais mais tradicionais do planeta, e isso fez com que se tornasse referência neste gênero musical no mundo.

O Lençóis Jazz & Blues Festival continua até domingo (20) em Barreirinhas. Nos dias 25 e 26 deste mês o evento ocorrerá em São Luís.

Sem comentário para "Adriano Grineberg realiza oficina em Barreirinhas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS