SLZ: começa na sexta Festival de Jazz e Blues

0comentário

A programação de shows do VII Lençóis Jazz e Blues Festival tem início nesta sexta-feira (25/9), a partir das 20h30, na Praça Maria Aragão, em São Luís, com a apresentação da banda paulista André Marques Sexteto.

André Marques Sexteto abre o 7º Lençóis Jazz Festival, em São Luís. Foto: Taciano Brito
André Marques Sexteto abre o 7º Lençóis Jazz Festival, em São Luís. Foto: Taciano Brito

O diferencial deste show é a forma como os instrumentos adquirem novas funções nas mãos do conjunto. Normalmente, os instrumentos de sopros têm função melódica enquanto que o piano e a guitarra, função harmônica. No entanto, André Marques Sexteto, na maioria dos arranjos, inverte estas funções, o que dá um toque especial à música.

Roberto Menescal vai estar acompanhado de Wanda Sá. Foto: Taciano Brito
Roberto Menescal vai estar acompanhado de Wanda Sá. Foto: Taciano Brito

Na sequência da programação, é a vez de Wanda Sá e Roberto Menescal subirem ao palco. A apresentação da dupla é uma oportunidade para o público ver de perto um show de bossa e apreciar a linda voz de Wanda Sá em sintonia com o violão afinado de Roberto Menescal.

Blues Beatles Piano: uma das atrações do 7º Lençóis Jazz Festival em São Luís. Foto: Taciano Brito
Blues Beatles Piano: uma das atrações do 7º Lençóis Jazz Festival em São Luís. Foto: Taciano Brito

Encerrando a primeira noite de shows do Lençóis Jazz & Blues Festival em São Luís, a banda paulista Blues Beatles vai levar ao público interpretações dos Beatles com uma roupagem de blues. Músicas como Help, Ticket to Ride e Yesterday recebem arranjos novos, onde alguns elementos marcantes são preservados e outros modificados para que o universo do blues entre em ação para encantar o público.

Pianista israelense Gadi Lehavi no sábado, na Praça Maria Aragão. Foto: Taciano Brito
Pianista israelense Gadi Lehavi no sábado, na Praça Maria Aragão. Foto: Taciano Brito

Sábado tem mais

No sábado (26), a programação do Lençóis Jazz & Blues Festival terá início com uma apresentação internacional. O israelense Gadi Lehavi vai mostrar em São Luís todo o seu talento com o piano, que já foi visto e apreciado em alguns dos principais festivais de jazz da Europa, Ásia e Austrália.

Em sua carreira, o jovem pianista teve o privilégio de tocar com alguns dos maiores músicos da atualidade, como Pat Metheny, Ravi Coltrane, Chick Corea, John Patitucci, Dave Liebman, Bobby McFerrin, Eli Degibri, Phil Wilson, Kurt Rosenwinkel e Eddie Gomez.

Em seguida, São Luís abre os braços para receber Daniel Jobim. O pianista, cantor e compositor carioca, apresentará um concerto acústico dedicado ao repertório de seu avô, Tom Jobim, um dos criadores da Bossa Nova e referência na música internacional.

Daniel Jobim herdou do avô a sensibilidade musical e a paixão pela Bossa Nova. O show solo, de voz e piano, vai emocionar o público se emocionar na execução de clássicos, como, “Águas de Março”, “Insensatez”, “Meditação”, “Só tinha de ser com você”, “Wave”, entre outros.

Encerrando a edição de 2015 do Lençóis Jazz & Blues Festival, a banda paulista Serial Funkers, um dos destaques do reality show “SuperStar” (TV Globo). Criada no fim 2006, a banda é inspirada na Soul Music, na Música Brasileira e em outros gêneros da Black Music.

Oficina com os músicos norte-americanos Darrel Lavigne e Edward Anderson, em São Luís. Foto: Taciano Brito
Oficina com os músicos norte-americanos Darrel Lavigne e Edward Anderson, em São Luís. Foto: Taciano Brito

Oficinas

Não apenas de shows nacionais e internacionais é feito o Lençóis Jazz & Blues Festival. O evento também proporciona a troca de conhecimentos entre artistas e capacitações para empreendedores culturais. Em São Luís, foram ofertadas, na Escola de Música Lilah Lisboa, quatro turmas da oficina de música máster class/intermediário e o Workshop Creole
Connections ministradas pelos mestres de música da cidade de New Orleans, Darrel Lavigne e Edward Anderson.

– Nós mostramos a conexão entre a nossa cultura e a cultura do Brasil, e falamos sobre nossas
experiências como músicos. Também compartilharmos informações e tocamos com músicos brasileiros – disse Anderson.

Jam Session em oficina de música no Lençóis Jazz e Blues Festival, em São Luís. Foto: Taciano Brito
Jam Session em oficina de música no Lençóis Jazz e Blues Festival, em São Luís. Foto: Taciano Brito

O trompetista americano também falou sobre a iniciativa do festival de proporcionar oficinas didáticas. “Eu acho incrível, porque eles têm a oportunidade de ver que compartilhamos história semelhante, que mesmo alguém que toca muito longe, nos Estados Unidos, ainda assim estamos conectados pela América. Portanto, temos semelhanças. Estamos todos conectados, e eles conseguiram ver isso”, elogiou.

Os alunos também gostaram de trocar informações com os músicos americanos. “Eu já havia participado de uma oficina de música, mas esta aqui foi diferente, foi bem emocionante. Senti muitas emoções, principalmente por ele ter falado de New Orleans, que toca em mim, já que eu sou fã de uma cultura africana. A oficina foi ótima. É muito bom este compartilhando de saber, de emoções”, disse a estudante do 1º ano do Ensino Médio do Cegel, Marcela Batista.

“Eu achei maravilhoso. É uma oportunidade. Fiz questão de participar porque é uma raridade você ter um pessoal do blues e do jazz norte-americano de New Orleans vindo falar de suas experiências, suas histórias”, completou o professor e antropólogo Adalberto Riso de Oliveira.

Empreendedorismo musical discutido em festival de Jazz e Blues. Foto: Taciano Brito
Empreendedorismo musical discutido em festival de Jazz e Blues. Foto: Taciano Brito

Na quinta-feira, o gestor cultural, músico, instrutor do Sebrae e fundador do site Cultura de Valor, Claudio Machado, ministrou a oficina “Como captar recursos para projetos culturais” pela manhã e à tarde. Durante a oficina, abordou os principais problemas e dificuldades na elaboração e apresentação de projetos no processo de captação de recursos e exemplificou possíveis soluções. Também deu dicas preciosas usando exemplos práticos do que funciona e do não funciona e os maiores erros dos empreendedores culturais na hora de apresentar um projeto visando captar recursos.

– Você tem que pensar no público, na sociedade. É necessário saber no que o patrocinador se interessa porque ele não está ali para ajudar você. Ele está ali para ser um parceiro seu. O artista precisa de boas propostas e que elas seja aceitas. Você tem que passar segurança com a qualidade do que você apresenta. Você tem que prometer menos e entregar mais do que o patrocinador espera – explicou Claudio Machado, gestor cultural e instrutor do Sebrae.

No período da tarde, o diretor superintendente do Sebrae, João Martins, acompanhado do diretor técnico João Moraes visitou a oficina e falou da parceria com o festival nas ações de capacitação profissional.

– Vimos no Projeto do 7º Lençóis Bules & Jazz Festival uma iniciativa empreendedora e uma oportunidade de mercado para a cadeia produtiva da música. A iniciativa atende às demandas por capacitação específica para esta cadeia produtiva, o que deixa um legado para o território onde acontece o Festival – afirmou João Martins, diretor superintendente do Sebrae.

Para o artesão José Antônio Neres participar da oficina de “Como captar recursos para projetos culturais” foi uma oportunidade ímpar.

– A nossa grande dificuldade é essa questão de como formar projetos, como captar, como você se direcionar, a quem se direcionar e isso ficou bem claro. Isso foi muito bacana e é essencial pra gente. O artista não tem que ter pires na mão, tem que ter a capacidade e o local para buscar essa parceria de que todos podem andar juntos. Foi muito enriquecedor as oficinas – explicou o artesão.

Nesta sexta-feira (24), a partir das 8h, Claudio Machado realiza a oficina “Como divulgar shows e eventos pela internet”. Essa oficina também é resultado da parceira entre a produção do festival e o SEBRAE.

Mais informação

Quem quiser saber todos os detalhes e tudo o que rola sobre o festival pode acompanhar o evento na internet. As informações sobre o 7º Lençóis Jazz e Blues Festival estão disponíveis no www.lencoisjazzeblues.com.br. Também pode ser seguido no Twitter (@lencoisfestival), Instagram (@lencoisfestival) e curtido no Facebook (LencoisJazzBluesFestival).

Fonte: Assessoria Festival 

Sem comentário para "SLZ: começa na sexta Festival de Jazz e Blues"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS