Fim de semana do Aldeia Sesc Guajajara

0comentário

A programação do fim de semana da 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes contempla o município de Raposa com apresentação da Performance “Enquanto durarem os balões” e o Attack Cênico Urbano “EBULIÇÃO ou Redemoinhos no Boqueirão [Remoso] da Baía”, no sábado (28).

Espetáculo Ebulição. Foto: Divulgação
Espetáculo Ebulição. Foto: Divulgação

Nesse dia ainda a carioca Flávia Meireles apresenta a Palestra/Performance “Ocupa Árvore”, na sede da Pequena Companhia de Teatro. E no domingo (29), o Sesc Turismo recebe o espetáculo de teatro lambe-lambe “A Caixa”, ao meio-dia. Toda programação é gratuita e se estende até o dia 3 de dezembro, com 12 horas ininterruptas de música, circo, dança, intervenções, teatro e artes plásticas.

Sinopse

Percorrendo o corredor das rendeiras na Raposa, Camila Grimaldi pretende chamar atenção das pessoas com balões de gás hélio presos ao cabelo. Ao lado dela, seis performers saem pelas ruas e convidam o público a escrever no balão um sonho em seguida cortar a mexa do cabelo onde está preso o balão fazendo-o subir. A ação visa despertar a fantasia de cada participante tem duração de “Enquanto durarem os Balões” com início às 16 horas, do sábado dia 28.

Ainda na Raposa, às 18 horas. O Coletivo Teatro da Sacola, realiza o Attack Cênico Urbano “EBULIÇÃO ou Redemoinhos no Boqueirão [Remoso] da Baía”, no Cais da Raposa. A intervenção mostra uma opressão avassaladora advindas de investidas manobras do poder e uma ilha que se arma na defesa de seus mitos. A composição do trabalho é resultado de várias referências e promete prender atenção do público.

 Flávia Meireles apresenta às 19h30, na sede da Pequena Companhia de Teatro a palestra/performance “Ocupa Árvore”. Foto; Divulgação
Flávia Meireles apresenta às 19h30, na sede da Pequena Companhia de Teatro a palestra/performance “Ocupa Árvore”. Foto; Divulgação

Resultado do mestrado prático/teórico em Artes Visuais, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Flávia Meireles apresenta às 19h30, na sede da Pequena Companhia de Teatro a palestra/performance “Ocupa Árvore”. Numa mistura híbrida, limiando arte e experiência vivida.

A carioca recria as 26 horas vividas pelo índio Urutau Guajajara, no ano de 2013, em resistência ao despejo ilegal da Aldeia Maracanã. Na temática, Flávia exercita a fricção de linguagens e matérias, desejos e discursos, numa investigação do que, na prática artística, instiga e problematiza a arte de resistir.

Cia Arte de 2: o espetáculo “A Caixa”.  Foto: Divulgação
Cia Arte de 2: o espetáculo “A Caixa”. Foto: Divulgação

No domingo, 29, é a vez do Sesc Turismo receber ações da 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes. Explorando o universo controverso da curiosidade humana, a Cia Arte de 2 apresenta o espetáculo de teatro lambe-lambe intitulado “A Caixa”.

A encenação é composta por uma caixa representando o Teatro Arthur Azevedo e seus dois atores Wlisses Matos e Zeca Roland que convidam o público a prestigiar a peça. Público de todas as idades podem participar, basta comparecer ao meio-dia.

Sobre a Aldeia

A Aldeia Sesc Guajajara de Artes é um projeto de continuidade no país. Integrante da Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, o projeto caracteriza-se pela potência do confronto com o outro e o novo nas linguagens música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e circo.

Essa reunião de elementos e características exprime o espírito que norteia o evento, marcado tanto pela expressividade da cultura popular, afro-brasileira e indígena, quanto pela arte contemporânea. Apresentando-se em formato de “Aldeia Cultural”, concentra uma programação artística-cultural para públicos variados.

Em sua 10ª edição, promovida no período de 25 de novembro a 03 de dezembro nos municípios de São Luís e Raposa, a Aldeia Sesc Guajajara de Artes evidencia sua vocação multiculturalista através de uma ampla e rica programação fortemente marcada pelo diálogo com os coletivos e redes culturais.

Sem comentário para "Fim de semana do Aldeia Sesc Guajajara"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS