O Rock Brasileiro é escorraçado do rádio em 2015

0comentário

É cada vez mais evidente que o rock nacional perde espaço no rádio brasileiro. O predomínio absoluto é da música sertaneja. O dado faz parte da lista anual divulgado pela empresa Crowley, que faz a medição nas emissoras de rádio de várias cidades do país. O rock foi escorraçado das listas de músicas mais ouvidas e tocadas nas emissoras de rádios brazucas. É a primeira vez que o pop rock desaparece da lista anual.

O rock não aparece na lista Top 100 mensais das mais ouvidas/executadas – segundo o ranking da Crowley.

Segundo a pesquisa, a música sertaneja tem 75 das 100 músicas mais tocadas em rádios do Brasil no ano passado. É a primeira vez desde 2000, quando a empresa começou a monitorar rádios no Brasil, que nehuma faixa de rock brasileiro está entre as mais tocadasem 2015. Na pesquisa, a presença do rock internacional é nítida. Há apenas duas bandas na lista, Magic e Maroon Five.

Segundo o crítico musical, Marcelo Moreira, afirma em sua coluna na UOL, que o pop rock morreu no Brasil e esqueceram de enterrá-lo.

– O grande público, aquele que ainda escuta rádios FM, há tempos prefere gêneros considerados populares e de qualidade altamente questionável, como o sertanejo universitário, o funk carioca, o que restou do axé e o pagode do mais rasteiro – argumenta.

Para Marcelo, há quem defenda que a verdadeira música pop nacional está sendo feita no underground, que supostamente consegue dar suporte a artistas que arregimetanram um bom público e supostamente lotam festivais.

– Esse pessoal usa como exemplos meia dúzia de bandas legais, de vertente mais pop, que conseguem sobreviver de música e manter uma carreira movimentada, inclusive com shows no exterior em grandes quantidades. O problema é que a tese não se sustenta, já que é baseada em exceções, ou seja, são muito poucas as bandas que atingiram um grau interessante de popularidade em um underground bastante frágil – é o caso de Boogarins, Autoramas, Marrero e mais dois ou três. O rock está cada vez mais underground do underground. Não vai morrer, mas vai definhar progressivamente e cada vez mais… – finaliza.

Sem comentário para "O Rock Brasileiro é escorraçado do rádio em 2015"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS