Campanha para promoção dos Centros Históricos

0comentário

Anunciada em São Luís, campanha de promoção dos Centros Históricos brasileiros que vai passar pelo mundo todo. O lançamento foi feito durante o painel “O Turismo como Catalisador para o Desenvolvimento dos Sítios Históricos”, parte da programação da tarde desta sexta-feira (26), 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, que acontece na capital maranhense.

Secretária-adjunta de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, em conferência. Foto: Taciano Brito
Secretária-adjunta de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, em conferência. Foto: Taciano Brito

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), representado pelo Assessor do Presidente da EMBRATUR, Marco Lomanto, painelista no 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, anunciou que São Luís é uma das 12 cidades históricas reconhecidas como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), que terão seus centros históricos retratados numa exposição interativa que passará por todos os continentes do planeta, promovendo e divulgando os centros históricos brasileiros.

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), representado pelo Assessor do Presidente da EMBRATUR, Marco Lomanto, painelista no 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. Foto: Taciano Brito
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), representado pelo Assessor do Presidente da EMBRATUR, Marco Lomanto, painelista no 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. Foto: Taciano Brito

Segundo Marco Lomanto, a exposição é só uma parte do Plano de Promoção das Cidades Patrimônio, projeto idealizado pela atual Secretária-Adjunta de Turismo e Cultura do Maranhão, Delma Andrade, quando a mesma fez parte da equipe da Embratur. “Fazer esse anúncio aqui no Maranhão, tem um tom mais especial porque tanto a Delma Andrade, como o atual Governador do Maranhão, Flávio Dino, enquanto presidente da Embratur, participaram de toda a formatação do projeto, que foi todo pensado para se fazer uma promoção específica das cidades históricas.”

Lomanto acrescenta que, além de capacitar operadores de turismo de outros países em informações sobre as cidades históricas brasileiras, ainda estão previstos a realização de press trips, seminários para formadores de opinião, elaboração de material promocional específico, entre outros iniciativas que garantam ampla divulgação do potencial turístico dessas cidades.

Para o governador Flávio Dino, o anúncio da campanha em São Luís representa o reconhecimento do potencial turístico que a capital maranhense possui e dos esforços que estão sendo envidados para desenvolver essa capacidade. “O Maranhão e suas potencialidades merecem estar aos olhos de todo o restante do mundo e, principalmente, sob a credibilidade de um importante projeto como este da Embratur, idealizado ainda em 2013, sob nossa gestão. Sem dúvidas, será uma execução de grande sucesso e importantes resultados”, afirmou o governador Flávio Dino.

Para a Secretária-adjunta de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, São Luís só tem a ganhar com o plano da Embratur. “Com este Plano em execução, o Maranhão terá mais uma oportunidade de se mostrar para o mundo. Vamos potencializar nossa imagem, que já é conhecida pelo Sol & Praia e pelo Ecoturismo, que são os dois principais motivos que levam um estrangeiro a visitar o Brasil, e ainda pelo interesse cultural e histórico, aos quais o Maranhão tem total capacidade de atender”, explicou Delma.

Vídeo Promocional

Ainda durante a apresentação do Assessor do Presidente da Embratur, um vídeo produzido especialmente sobre o Patrimônio Histórico e cultural de São Luís foi lançado. A produção tem dois minutos de duração e mostra um pouco da diversidade cultural e patrimonial do Maranhão.

Cidades Patrimônio

O Brasil tem 12 sítios reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade: o Plano Piloto de Brasília (DF) – primeiro patrimônio da Era Contemporânea no mundo; o Centro Histórico da Cidade de Goiás (GO); o Centro Histórico de Olinda (PE); o Centro Histórico de São Luís (MA); os Centros Históricos de Diamantina e de Ouro Preto (MG); o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas (MG); o Centro Histórico de Salvador (BA); o Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (PI); as Ruínas Jesuítico-Guaranis de São Miguel das Missões (RS); a Praça de São Francisco na cidade de São Cristóvão (SE) e o Rio de Janeiro, primeira cidade do mundo a ser reconhecida no segmento de Paisagem Cultural, pela simbiose entre ocupação humana e natureza na cidade do Rio.

Fonte: Ascom/Sectur

Sem comentário para "Campanha para promoção dos Centros Históricos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS