Encontro e a diversidade do folclore maranhense

0comentário

Durante os dias do 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial foram apresentados um pouco da diversidade cultural e gastronômica maranhense com degustação de pratos da culinária típica e apresentação cultural da Companhia Encantar, Bloco Tradicional Os Feras e Tambor de Crioula de Mestre Felipe.

Folclore Maranhense no 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Folclore Maranhense no 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Com recorde de participantes, o evento encerrou o segundo dia de painéis nesta sexta-feira (26), com participação do Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, e a definição da nova política de ações a serem tomadas pelas cidades históricas brasileiras.

Abertura

Desde quarta-feira (24), o encontro fomentou o debate sobre o desenvolvimento sustentável dos Centros Históricos Brasileiros, promovendo painéis e a interação entre gestores, federais, estaduais e municipais. “Nossa avaliação é que os objetivos foram atingidos, o que nos dá a convicção de que sediar o encontro para tratar do patrimônio histórico e cultural significou um grande avanço na busca das políticas públicas e de boas práticas para a promoção dos sítios históricos brasileiros”, explicou o secretário de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino.

Para o assessor do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Marco Lomanto, um dos painelistas do Encontro, o evento resultou em um grande movimento para a preservação dos patrimônios brasileiros. “Os Centros Históricos são as salas de visita das cidades turísticas e poucos lugares têm salas tão bonitas para mostrar às suas visitas, como os centros históricos de cidades do Nordeste”.

“Discutir alternativas econômicas para as áreas tombadas é fundamental para evitar que o patrimônio histórico se degrade. As áreas tombadas precisam se integrar ao dia a dia das cidades históricas. Por isso é importante discutirmos mecanismos de gestão, formas de financiar a ação pública nessas áreas e de ações de marketing e promoção. E para isso nada melhor do que conhecer as experiências que já deram certo”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão e da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves.

Recorde

O evento registrou a presença recorde de 450 participantes, sendo que 145 foram de participantes de outros estados brasileiros e cinco de outros países. “Tivemos 16 horas de programação completamente técnica, tratando de temas comuns entre as cidades participantes, como a preservação do patrimônio histórico, enfrentamento de problemas sociais, implantação de políticas de melhoria da infraestrutura e a promoção dos sítios históricos enquanto destinos turísticos”, completou a secretária-adjunta de Turismo e Cultura do Maranhão, Delma Andrade.

O Coordenador de Turismo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Mário Nascimento, falou que durante as duas etapas do evento, palestrantes das mais diversas áreas ministraram painéis para um público de mais de 400 profissionais. “A troca de experiências com gestores de instituições afins, tanto federais quanto estaduais e municipais, traduz-se em aprimoramento na utilização dos recursos e o desenvolvimento sustentável, turístico e cultural mútuo das cidades patrimônio”.

O Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, participou do painel ‘Cultura, Turismo e a Atuação do Legislativo Federal’, que apresentou as ações das comissões e frentes parlamentares de apoio ao Turismo e à Cultura. “O TCU controla a eficiência dos investimentos federais de todos os setores, incluindo o turismo. Faz parte de nossa função, avaliar as estratégias para o desenvolvimento dos estados e municípios”.

Encerramento

Neste sábado acontece visita técnica ao Centro Histórico de São Luís, que será realizada a partir das 9h, como parte da programação do 2º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial.

O ponto de concentração para a visita será na frente do Teatro João do Vale, Rua da Estrela, Praia Grande. Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de conhecer espaços como o Palácio dos Leões, Catedral da Sé, além de uma série de outros logradouros ao ar livre do Centro Histórico de São Luís.

Fonte: Ascom/Sectur

Sem comentário para "Encontro e a diversidade do folclore maranhense"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS