Boi Unidos de Santa Fé rumo à Olimpíada

0comentário

O Bumba Meu Boi Unidos de Santa Fé, no sotaque de pandeirão, vai representar o Maranhão na programação artística dos Jogos Olímpicos, que ocorrem entre os dias 5 e 21 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro.

Índias Bumba Meu Boi Unidos de Santa Fé Foto: Divulgação
Índias Bumba Meu Boi Unidos de Santa Fé Foto: Divulgação

Com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), 45 brincantes embarcam, neste domingo (31/7), às 18h, para as cidades de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) para uma temporada de apresentações na região Sudeste, dentro do projeto Circuito Funarte Cena Pública .

Programação

Segundo Cláudio Henrique, coordenador do Boi Unidos de Santa Fé, a brincadeira tem apresentações confirmadas dias 3 e 4 de agosto, na Praça da Estação ou Praça Rui Barbosa, em Belo Horizonte, ponto turístico criado em 1904.

Paulicéia Desvairada

Na capital paulista, o grupo tem apresentação no dia 5 de agosto, na UNESP, na região da Marginal Pinheiros. Dia 7, o Boi Unidos de Santa Fé se apresenta no Morro do Querosene, no Butantã, comunidade essa que preserva a cultura popular brasileira, onde a batida dos tambores do Maranhão dão o ritmo.

Reconhecimento

O Boi Unidos de Santa Fé foi selecionado em concurso aberto pelo Ministério da Cultura (MINc), por meio da Fundação Nacional de Arte (Funarte). Cerca de 150 grupos folclóricos brasileiros participaram da seleção de editais do Circuito Funarte de Cena Pública.

Com recursos do Ministério da Cultura, ambos os processos seletivos visam promover a cultura nacional por meio de programação artística em equipamentos da Funarte e em espaços públicos abertos no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.

Selecionado

O Circuito Funarte Cena Pública contemplou dez projetos, com premiação de R$ 100 mil para cada selecionado. Entre os dias 3 e 20 de agosto, cada contemplado vai promover a circulação de espetáculos, performances cênicas ou intervenções em espaços públicos abertos em cidades onde serão disputadas partidas de futebol durante os jogos – Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo. O investimento total é de R$ 1,1 milhão. O principal objetivo deste edital é valorizar e fomentar a arte de rua e o uso dos espaços públicos, estimulando esse modo de criação de caráter democrático e popular.

Para Zé Olhinho, idealizador e cantador do Boi Unidos de Santa Fé, o fato do grupo ter passado por uma seleção e ter o nome escolhido em projeto idealizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Arte (Funarte), é definida por ele como “uma bênção divina”.

Zé Olhinho, idealizador, cantador e Amo do Boi, Unidos de Santa Fé. Foto: Divulgação
Zé Olhinho, idealizador, cantador e Amo do Boi, Unidos de Santa Fé. Foto: Divulgação

– Esse convite para representar o folclore do Maranhão e do Brasil nas Olimpíadas, que acontecem em nosso país, é encarado por todos integrantes do grupo como uma oportunidade única. É uma forma de se mostrar um trabalho em que valorizamos e mantemos firme a tradição do auto do bumba meu boi. E saber que o boi de Santa Fé foi escolhido  entre várias brincadeiras inscritas na seleção de editais da Funarte é “uma bênção de Deus” – destaca.

Sem comentário para "Boi Unidos de Santa Fé rumo à Olimpíada"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS