Maratona de Santa Fé inicia nesta 4ª em Beagá

0comentário

A temporada de apresentações do Boi Unidos de Santa Fé, no sotaque da Baixada, tem início nesta quarta-feira, dia 3/8, na Praça da Estação, em Belo Horizonte, Minas Gerais. No dia seguinte, a brincadeira volta a se apresentar no local. As duas apresentações vão acontecer a partir das 20h e são gratuitas. Elas fazem parte da programação das Olimpíada, patrocinada pelo Ministério da Cultura (MINc), por meio da Fundação Nacional de Arte – Funarte.

Ìndias do boi Unidos de Santa Fé. Foto: Divulgação
Ìndias do boi Unidos de Santa Fé. Foto: Divulgação

O grupo foi selecionado no edital ‘Circuito Funarte Cena Pública’ do Ministério da Cultura, que vai promover programação artística em vários espaços públicos abertos na  Olimpíada no Brasil. O projeto conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

Depois das apresentações em Beagá, o Boi Unidos de Santa Fé segue com seus 45 brincantes para São Paulo, onde se apresenta, na sexta-feira, às 20h, no Terreiro da Barra Funda, Instituto de Artes da Unesp, na capital paulista. No sábado, tem apresentação às 15h30, na Praça (térreo), Sesc Santo Amaro. Ainda no saábado, às 19h, o boi se apresenta na Vivência de Bumba Meu Boi, na Associação Cachuera (dança, percussão e toadas). A temporada de apresentações encerra-se no domingo, às 18h, no Morro do Querosone, tradicional reduto da arte e cultura popular brasileira, no Butantã.

Encenação do Auto

O projeto selecionado pelo Edital da Funarte, ‘bumba meu boi de Santa Fé: Arte Popular do Maranhão e a Encenação do Auto do Bumba meu Boi’ tem como objetivo mostrar o auto do bumba meu boi e suas características. O espetáculo vai ser apresentado pelos integrantes da brincadeira que promtem uma grande festa.

A intenção é fazer a encenação completa do auto do bumba meu boi baseada na lenda da morte e ressureição de um precioso boi. “Nos festejos juninos as apresentações são mais curtas e em geral o auto não é exibido, e agora temos a oportunidade de levar a narrativa tradicional do bumba meu boi para a gente do mundo inteiro”, destacou Zé Olhinho, que há mais de 50 anos contribui para a preservação e celebração do bumba meu boi no Maranhão.

Toada para as Olimpíadas

Além da encenação do auto, o Boi de Santa Fé leva para São Paulo e Belo Horizonte toada inédita, feita especialmente para as olimpíadas. Ao som das matracas e dos pandeiros, instrumentos que diferenciam o sotaque de baixada, Mestre Olhinho pretende entoar o refrão que preparou com carinho para o público: “Vamos todos dar as mãos, salve o Boi de Santa Fé com a bandeira do Maranhão”.

História

Formado por maranhenses que vieram da região da baixada em meados do século passado e se estabeleceram no bairro de Fátima, o Boi Unidos de Santa Fé nasceu a partir dos costumes, das crenças e da cultura que seus primeiros integrantes trouxeram de suas cidades. Hoje é referência importante para o bairro onde se formou e mantém a sua sede.

Este ano completou 28 anos de fundação. O grupo possui seis CDs gravados e participação em várias festividades culturais do estado e do país. Foi vencedor do 1º Festival de Toadas do Maranhão em 1986, recebeu prêmio de melhor toada e melhor intérprete no Festival de Toadas em 2006, e foi premiado na edição de 2007 do Prêmio de Cultura Popular Duda do Ministério da Cultura. Além de Zé Olhinho, o grupo é coordenado por Raimundo Miguel Ferreira e João Madeira Ribeiro.

Pertence aos grupos de bumba meu boi do sotaque da baixada, caracterizado pelo uso de instrumentos percussivos como pandeiros, caixas, tambores-onça, maracás e pequenas matracas. Também se diferenciam pelos personagens cazumbas, rajados, índias, o amo e os vaqueiros. As máscaras, túnicas longas bordadas, fitas coloridas e chapéu alargado fazem parte de suas indumentárias.

Programação:

PROJETO CIRCUITO FUNARTE CENA PÚBLICA – OLIMPÍADAS 2016.

– Agenda do Boi Unidos de Santa Fé (Maranhão) em Belo Horizonte – MG:
• 03 de Agosto, quarta-feira às 20h – Apresentação na Praça da Estação (Grátis)
• 04 de Agosto, quinta-feira às 20h – Apresentação na Praça da Estação (Grátis)

– Agenda do Boi Unidos de Santa Fé (Maranhão) em São Paulo – SP:
• 05 de Agosto, sexta-feira às 20h – Apresentação no Terreiro Fundo da Barra, Instituto de Artes da Unesp (Grátis)
• 06 de Agosto, sábado às 15h30 – Apresentação na Praça (Térreo), Sesc Santo Amaro (Grátis)
• 06 de Agosto, sábado às 19h – Vivência de bumba meu boi, sotaque de baixada (dança, percussão e toadas) na Associação Cachuera – R$ 20,00
• 07 de Agosto, domingo às 18h – Morro do Querosene no Butantã (Grátis)

Sem comentário para "Maratona de Santa Fé inicia nesta 4ª em Beagá"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS