Exposição “Acervos” em cartaz na Galeria Trapiche

0comentário

Foi aberta nessa terça-feira, dia 20/9, na Galeria Trapiche (Praia Grande), a exposição que reúne uma coleção de 17 obras de pinturas e esculturas.

Camila Grimaldi, diretora da Galeria Trapiche (Praia Grande). Foto: Divulgação
Camila Grimaldi, diretora da Galeria Trapiche (Praia Grande). Foto: Divulgação

Intitulada “Acervos”, a Mostra combina arte e história do conjunto de bens que ocupam os prédios e órgãos públicos do município. A exposição tem um caráter institucional e fica aberta até 11 de outubro.

Com formação em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de especialização em Gestão pela Faculdade Estácio do Rio de Janeiro e Curadora Artística da Feira do Livro de São Luís  (FÉLis), Camila Grimaldi, 28 anos, diretora da Galeria Trapiche, disse que a exposição tem como objetivo despertar para o cuidado que se deve ter com os bens públicos.

– A exposição reflete a atenção para os acervos, sobre o cuidado que se tem com os bens, a restauração deles e destacar de que forma os órgãos públicos estão adquirindo obras artísticas para ocupação de seus espaços. Trazemos o nome ‘Acervos’ no plural, para abranger o acervo municipal e das escolas, mas também como meio de ampliar a discussão sobre a dinamicidade desse assunto.

Além da exposição, que conta, também com obras de alunos das escolas estaduais, Justino Pereira e Domingos Vieira Filho, acontecem uma série de palestras e oficinas

– Desta forma, acontecem uma série de palestras e oficinas que remetem ao tema central – complementa.

Durante o período de exposição acontecem atividades formativas com temas correlacionados como, por exemplo, sobre o cuidado de restauração e preservação para estas obras.

A arte educadora e gestora cultural do setor de eventos da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Kátia Castro, também participa de palestra.

Palestra

Uma das palestras será com o professor e artista João Carlos Pimentel, que é um dos idealizadores da união entre obras pertencentes aos prédios municipais com as produções dos alunos na mesma exposição.

Além de João Pimentel, a exposição vai reunir pinturas e esculturas dos artistas maranhenses Ana Rodrigues, Francisco Moreno, Edson Mondego, Antônio dos Anjos, Marlene Barros, Miguel Veiga, Franssoufer, Telma Lopes e Thiago Martins.

A arte educadora e gestora cultural do setor de eventos da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Kátia Castro, também participa de palestra.

A mostra conta com o apoio do Setor de Cultura do Sesc (MA) e tem como curadoria uma equipe composta por Camila Grimaldi, Kátia Castro, João Carlos Pimentel e Mônica Rodrigues.

Sem comentário para "Exposição “Acervos” em cartaz na Galeria Trapiche"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS