Festival de Boi Zabumba será premiado na Bahia

0comentário

O Festival de Bumba Meu Boi de Zabumba do Maranhão é um dos vencedorers da 29ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Categoria I – Iniciativas de Excelência em Técnicas de Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural. A premiação vai ocorrer no dia 20 de outubro, em Salvador (BA).

Pela manutenção da tradição do Boi de Zabumba. Foto: Divulgação
Pela manutenção da tradição do Boi de Zabumba. Foto: Divulgação

O Festival de Bumba Meu Boi de Zabumba foi criado pelo mestre Basílio Durans, desde 1994. O evento ocorre, anualmente, no mês de julho, no bairro do Monte Castelo, em São Luís (MA). Os bois de sotaques de zabumba da capital maranhense e da região da baixada se fazem presente no festival cuja a proposta é manter e resgatar suas características, saberes e técnicas originais como comédia, personagens, toque, indumentárias, instrumentos, cantos, danças.

Itinerante

Como parte das comemorações dos 80 anos do Iphan, em janeiro de 2017, a cerimônia de premiação deixará Brasília e, este ano, será realizada no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA).

A nova proposta é promover a itinerância da premiação. A presidente do Iphan, Kátia Bogéa explica que isso faz com que todos os estados da Federação se sintam contemplados e possam, realmente, participar da homenagem a esses agentes, quase desconhecidos, mas que dedicam praticamente toda a sua vida à valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro.

– Além disso, marca essa nova fase de atuação do Iphan, de consolidação do conceito de Patrimônio Cultural, visando a integração entre a memória, a modernidade, a sustentabilidade e o empreendedorismo, sempre por meio de parcerias firmes com a sociedade civil, com empresários e com os governos estaduais e municipais – completa.

Sem comentário para "Festival de Boi Zabumba será premiado na Bahia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS