Encontro de fotógrafas, na terça-feira, em São Luís

1comentário

O primeiro Encontro de Fotógrafas de São Luís ocorre nesta terça-feira, dia 15/11, das 15h às 18h30, na praça Nauro Machado, na Praia Grande. O evento é gratuito.

Maria Thereza Soares. Foto: Neto Vasconcelos
Maria Thereza Soares. Foto: Neto Vasconcelos

A proposta é reunir as profissionais e apaixonadas pela fotografia da capital maranhense, dar visibilidades para as mulheres na profissão, incentivar novas mulheres no mercado da fotografia, bem como alertar sobre sexismo ainda muito presente neste segmento.

Organizado em São Luís pelas fotógrafas Maria Thereza Soares e Julyane Galvão, o evento surgiu no Rio de Janeiro, por iniciativa da fotógrafa carioca Wania Corredo que pensou uma forma de reunir as colegas de profissão.

A reunião ocorreu no último dia 6 em frente à escadaria do Theatro Municipal, na Praça da Cinelândia, mobilizando 137 fotógrafas que se reuniram com o intuito de fazer um registro fotográfico do encontro.

Imagens do encontro no Rio de Janeiro foram divulgadas nas redes sociais e em jornais locais e de outros estados, e fez com que o tema ganhasse proporções e ensejos de fotógrafas de outros Estados em reunir as profissionais para a troca de experiências que começaram a se mobilizar para a reunião.

Programação

Em São Luís, será realizado o registro fotográfico do grupo, além da reunião das profissionais que irão expor seus trabalhos em um varal fotográfico, intercâmbio de experiências. Também está previsto a participação de brechós e foodbikes. A ideia é que a iniciativa gere outros projetos no ramo fotográfico.

Segundo Maria Thereza Soares, uma das organizadoras do evento, a ideia é projetar o trabalho das profissionais que já estão no mercado e incentivar a participação de outras mulheres no universo fotográfico que ainda é marcado por muito preconceito. “Sim, há sexismo e outros preconceitos.

Os dados das disparidades podem ser obtidos em pesquisas na literatura histórica fotográfica, nos festivais de fotografia, nos prêmios, etc. Muitas fotógrafas seguem na invisibilidade mesmo produzindo trabalhos de qualidades, por consequência do protagonismo masculino. Esse contexto desigual pode ser observado em nível mundial”, detalha.

A fotógrafa Julyane Galvão, também organizadora do evento, ressalta a importância do evento. “ A mulher em seu convívio social tem uma exclusão de diversas funções perante a sociedade. Esse momento de união mostra a garra e competência que qualquer uma de nós é capaz de fazer ou desenvolver atividades. Em relação à fotografia, mostraremos destaques locais que em muitos casos não possuem oportunidades para demonstrar seu trabalho, ou mesmo daremos espaço para que relatem seus depoimentos vividos em seu meio pessoal e profissional” pontuou.

Serviço

O quê: Primeiro Encontro Das Fotógrafas De São Luís

Onde: Praça Nauro Machado (Praia Grande)

Data: 15 DE NOVEMBRO (FERIADO)

Horário: 15h às 18h30

Evento gratuito

1 comentário para "Encontro de fotógrafas, na terça-feira, em São Luís"


  1. Lili Santos

    Fico muito orgulhosa, como mulher e fotógrafa pela bela iniciativa, pois nós mulheres e fotógrafas devemos nos manifestar através da nossa arte de saber fotografar.
    Estarei marcando presença claro.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS