45 mil pessoas fazem a festa no BR-135

0comentário

Em 2016 o BR135/Conecta Música consolida sua estrada do som com recorde de público – 45 mil pessoas em três dias – e a plena realização do objetivo de fomentar a cultura e colocar o Maranhão no mapa cultural do Brasil. Consolidou ainda a reflexão – iniciada em 2014 – sobre a ocupação do centro histórico com arte.

Festival BR-135. Foto: Divulgação
Festival BR-135. Foto: Divulgação

O evento é uma realização da dupla Criolina – formada por Alê Muniz e Luciana Simões – e integra o programa Vivo Transforma, com patrocínio da Vivo por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

– Estamos muito felizes e gratos ao público maravilhoso que entendeu a proposta e abraçou a ideia de ocupar a cidade. São Luís tem vocação cultural e o BR135 demonstra que podemos transformar a cidade através da arte”, afirma Luciana Simões. “A prova disso é que fizemos todos juntos uma grande festa de paz e alegria, sem registro de atos violentos”, completa Alê Muniz.

Venga Venga. Foto: Divulgação
Venga Venga. Foto: Divulgação

O BR135 fez tremer o chão das praças com apresentações memoráveis e apresentou, em dois palcos abertos, Nação Zumbi, Di Melo, Liniker e os Caramelows, DuSouto, VengaVenga, Lei Di Dai, Strobo, Nathalia Ferro, Núbia, Tássia Campos, Bruno Batista, Beto Ehongue&Canelaspreta, Boi Unidos de Santa Fé, Patativa e a Turma do Vandico Circo tá na rua, Tambor de Crioula de Mestre Felipe, Orquestra de berimbau Mandingueiros do Amanhã, O vórtice, DJ Patrick Tor4 – Baile Tropical, Pedeginja e Royal Dogs. E ainda a High VibesSound System (Tarcísio Selektah) na escadaria do Beco Catarina Mina.

“A programação contemplou a diversidade cultural de São Luís, onde a música pop contemporânea convive com a tradição popular, que o reggae o rock são irmãos e os bits eletrônicos também podem envolver canções de amor”, destaca Muniz.

DuSouto. Foto: Divulgação
DuSouto. Foto: Divulgação

E o festival foi ainda mais longe: fez girar a roda da economia com a feira criativa, que reuniu pequenos negócios, como foodtruck, bikefood, comércio de camisetas, cervejas artesanais e produtos ligados ao mundo da arte.Os números dão a noção do tamanho da festa: foram 22 atrações musicais nos palcos e o Conecta Música contou com seis mesas-redondas, 11 oficinas, dois filmes, palestra e rodada de negócios.

A feira criativa reuniu 33 expositores, com movimentação de cerca de R$ 40 mil. Nas redes sociais o evento alcançou quase 200 mil pessoas, com 56 mil visualizações dos vídeos postados só no Facebook. No Instagram foram registradas 100 mil impressões sobre as postagens a respeito do evento.

Nação Zumbi. Foto: Divulgação
Nação Zumbi. Foto: Divulgação

LINHA DO TEMPO

2012

Começa o embrião do BR135, com o objetivo de formar plateia e desenvolver a cadeia produtiva da música. São shows mensais, realizados na base da colaboração, ocupando o palco do Circo da Cidade. Logo a iniciativa chama a atenção de investidores e em setembro é realizada uma edição em parceria com o Sebrae, na I Mostra Cultura Ativa (Ceprama), e com o Sesc, na Mostra Guajajara de Arte, em novembro. Passam pelo palco do circo, entre outros, Afrôs, Nosly, Dicy Rocha, Madian& o Escarcéu, Phil Veras e as bandas Souvenir e Boys Band News. Nos palcos do Ceprama, Flávia Bittencourt, Tribo de Jah, Preto Nando, Chico Saldanha e Josias Sobrinho, Mila Camões, Bois da Floresta e da Fé em Deus, Tutuca e Cacuriá de dona Teté.

Kazumbá. Foto: Divulgação
Kazumbá. Foto: Divulgação

2013

Como integrante da Rede de Festivais do Brasil, o Projeto BR135 articulou e promoveu caravana de artistas do Maranhão para a Feira da Música do Ceará. Com o nome Projeto BR 135 – Energia Musical e patrocínio da Cemar via lei de incentivo estadual, apresenta quatro shows:

– BANDEIRA DE AÇO 35 ANOS, em maio, no Teatro Arthur Azevedo, homenagem ao álbum que marcou a história da música do Maranhão. No palco, Cesar Teixeira, Josias Sobrinho, Sergio Habibe, Bruno Batista, Flávia Bittencourt, Madian, Afrôs, Dicy e Criolina.

– ARTE E CIDADANIA – ESSA É A NOSSA PRAIA!, em julho, na praia de São Marcos, em parceria com o Movimento Nossa São Luís – SLZ. No palco, grupo afro GDAM, Nathalia Ferro, Phill Veras e as bandas Pedeginja, GalloAzhuu, Mano Bantu e DJ Jorge Choairy.

– BR 135 – ENERGIA MUSICAL volta à Praça do Pescador em setembro e apresenta o grupo instrumental Marabrass, Beto Ehongue& Canelas Preta, Marcos Magah e Kazamata Reggae, discotecagem da Rádio Zion e Radiola Reggae O Som do Vinil. Em ação de cidadania, o público é convidado a doar 1kg de alimento não perecível.

– JOÃO DO VALE 80 ANOS, que encerra as atividades em 2013 e reúne Tião Carvalho, Djalma Chaves, Milla Camões, Santa Cruz e banda Vinil do Avesso, em outubro, no Teatro Arthur Azevedo.

2014

Realizado em dezembro, com patrocínio da Cemar, ocupa o centro histórico de São Luís pela primeira vez e estreia a etapa de formação, o Conecta Música,programação que recebeu patrocínio da Vivo. Abre com show de Céu, no Teatro Arthur Azevedo, e depois ocupa as praças Nauro Machado e da Criança reunindo maranhenses e convidados de outros cantos do país: os paraenses Felipe Cordeiro e dona Onete, a banda pernambucana Mombojó, além de 14 bandas selecionadas entre 273 inscritas; e o Conecta Música, com palestras, workshops, oficinas e rodada de negócios com Roger de Renor (Ocupe Estelita), o músico Marcelo Yuka e Maurício Bussab (Tratore), André Martinez (Aprax Inovação Viva) e Marcel Arêde (Conexão Belém).

2015

Também realizado em dezembro, consolida a reflexão sobre a ocupação do centro histórico com arte e o fomento à discussão sobre o mercado da música no Maranhão e realiza mais uma edição nas praças da Praia Grande, dessa vez com patrocínio da Vivo, via lei de incentivo estadual. Nos palcos, Arnaldo Antunes, Siba, Curumim, Criolina e Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, além de 15 bandas selecionadas entre 331 inscritas. No Conecta Música recebe os jornalistas Patrícia Palumbo (Rádio Eldorado – SP), Otávio Rodrigues (SP) e Roberta Martinelli (TV Cultura – SP); Marcel Arêde, da produtora AmpliCriativa (Belém); os produtores musicais Melina Hickson (Porto Musical), Otávio Argento e Paulo André (Abril ProRock), Marcelo Damaso (Serasgum) e Foca (Festival do Sol).

Fonte: Assessoria Festival BR-135

Fotos: Laila Razzo

Sem comentário para "45 mil pessoas fazem a festa no BR-135"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS